Tártaro na gengiva ou nos dentes
Tártaro nada mais é do que a calcificação da placa bacteriana que recobre os dentes e a gengiva. Ela é criada a partir dos restos de alimentos e bactérias que se acumulam entre essas duas estruturas da boca.
Quando a placa é formada, ela dificulta ainda mais o processo de escovação e a passagem do fio dental. Com o tempo, se o tártaro na gengiva e nos dentes não for eliminado, pode causar cáries, mau hálito e inflamações que podem evoluir para problemas mais sérios.
Tratando o tártaro na gengiva
Depois de instalado, o tártaro na gengiva ou nos dentes só pode ser removido pelo dentista. Para isso, ele recorre a alguns instrumentos próprios para essa função.
- Cureta: esse é o removedor de tártaro mais conhecido. Usado manualmente, geralmente é para casos menos complexos. É também utilizado no processo de finalização, após usar outros métodos;
- Cavitador sônico: quando a quantidade de tártaro na gengiva é muito grande, o profissional opta por esse removedor. Como ele emite pequenas vibrações acompanhadas de água, isso facilita a retirada das placas bacterianas;
- Jato de bicarbonato: é o removedor de tártaro mais eficiente para atingir áreas mais difíceis ou fazer a limpeza em pessoas que usam aparelho ortodôntico fixo. Com ele, jatos de água, ar e bicarbonato de sódio são lançados na direção dos dentes e gengivas. É muito utilizado também para remover manchas causadas, por exemplo, por uso frequente de cigarro ou de bebidas com cafeína;
- Escova de Robinson: funciona como uma escova elétrica, mas tem uso apenas profissional. Costuma ser utilizada mais como finalizador após remover o tártaro na gengiva e nos dentes utilizando os outros meios. Pode ser usada uma ponteira que se assemelha a um pincel ou uma parecida com uma borracha.
Tártaro na gengiva: como evitar
A melhor forma de evitar o surgimento do tártaro na gengiva ou nos dentes e qualquer outro tipo de problema bucal é mantendo sempre uma higiene adequada.
- Escovar os dentes após cada refeição é o jeito mais eficiente para ficar livre do tártaro na gengiva;
- Utilizar o fio dental é imprescindível também, assim como o enxaguante bucal. Vale lembrar que produtos enxaguantes não substituem a escovação nem combatem o tártaro na gengiva sozinhos;
- Outro grande “amigo” do tártaro é o cigarro. Com ele, os dentes se tornam mais ásperos, facilitando a fixação de bactérias entre o dente e o tecido gengival.
Se mesmo escovando bem os dentes surgir tártaro na gengiva, vá a ao dentista para que ele possa analisar o melhor tratamento para recuperar sua saúde bucal.
A Ideal Odonto oferece dois planos dentários que já incluem limpeza, eliminando o tártaro com eficiência.