Por que há sensibilidade no dente com canal?
A endodontia é uma área dentro da odontologia responsável por tratar de doenças e lesões dentárias que afetam a polpa ou a raiz dos dentes. O canal é o procedimento mais realizado na área de endodontia, com objetivo de remover o nervo do dente vivo ou morto.
Esse procedimento é necessário em casos onde ocorre o mal ou não tratamento de cáries, que em contato com a polpa dentária causam a morte do nervo do dente. Outras causas comuns são o traumatismo por choque ou o bruxismo não tratado.
Entenda como se dá o processo de tratamento de canal e por que há sensibilidade no dente mesmo após o canal:
Canal: como se dá o processo
O passo a passo do processo de realização de um canal se dá através de:
- Anestesia local aplicada na gengiva do paciente;
- Abertura da coroa para remoção do tecido pulpar;
- Limpeza dos canais;
- Preenchimento com cimento odontológico.
Normalmente o tratamento de canal é realizado por etapas, e após a remoção e limpeza o cirurgião sela o dente fechando a coroa. Cerca de 10 dias após esse procedimento, o paciente deve retornar ao consultório para que o canal seja fechado através do uso de resina. É realizada por fim, uma restauração no dente para recriar o formato original.
Sensibilidade no dente com canal
Dentre os sintomas que surgem após o tratamento de canal, é comum a presença de maior sensibilidade nos dentes durante os primeiros dias.
Caso a sensibilidade no dente com canal persista, o ideal é que o dentista volte a ser consultado, pois alguns problemas podem ocasionar esse fato, como:
- Canal em dentes próximos;
- Transpasse de material obturador no fim do canal por acidente;
- Restaurações mal elaboradas;
- Não remoção de todo o canal inflamado do dente.
A recuperação após o tratamento de canal é bastante delicada, e fatores como exposição do dente ao quente e frio ou excesso de mastigação pode ocasionar a sensibilidade no dente com canal.
Muitas pessoas têm medo de realizar o tratamento de canal devido a complexidade da cirurgia e a necessidade de cuidados específicos após o tratamento, mas isso pode ser evitado através de higienização bucal correta para prevenção de cáries e de consultas recorrentes ao dentista.