O que fazer em caso de sangramento da gengiva?
Ao enxaguar a boca após escovar os dentes, você cuspiu sangue? O seu problema pode ser sangramento na gengiva. Isto pode acontecer muitos motivos, e é um sintoma importante de que a sua saúde bucal não está muito boa. Os sangramentos além de tudo causam mau hálito, uma condição bastante desconfortável.
O sangramento da gengiva pode indicar que há muitas bactérias na sua boca. A placa bacteriana se instala nos dentes caso a higienização deles não seja bem feita, e o acúmulo dela pode trazer alguns problemas como o tártaro e as cáries. Deixar que bactérias se acumulem na sua boca é sempre prejudicial, e resolver este problema pode ser mais simples se você procurar ajuda rapidamente.
Quer saber como tratar o sangramento da gengiva? Confira abaixo:
Cuidando de um sangramento da gengiva
O primeiro passo para lidar com este problema é procurar ajuda médica. Uma boa higiene bucal previne este problema, mas os sangramentos podem indicar que você pode ter desenvolvido outros problemas. O dentista poderá diagnosticar o que está provocando o sangramento da gengiva, que pode ser ocasionado pelo inchaço dela.
Neste caso, o inchaço corresponde a uma infecção por causa do excesso de bactérias na região. O procedimento mais indicado para estas situações costuma ser o da limpeza completa, além da raspagem no caso de tártaro. Para cáries, o dentista deve remover a bactéria e substituir o espaço corroído por uma obturação. O profissional também pode indicar:
Tratamento com antibióticos;
Enxaguantes bucais antissépticos;
Escova de dentes com cerdas macias;
Foco na escovação no encontro do dente com a gengiva.
Caso o sangramento esteja ocorrendo após uma contusão ou batida na boca, você deve informar isto para o dentista. Dessa forma, um tratamento de canal pode ser a mais indicado, pois o nervo dentário estaria inflamado.
Prevenindo problemas de sangramento da gengiva
Basicamente, para evitar sangramento da gengiva você precisa cuidar bem dos seus dentes. A boa higiene bucal é a forma mais indicada e fácil de prevenção contra inchaços e acúmulo de bactérias. Entre os cuidados necessários estão escovação correta três vezes ao dia, uso de fio dental diariamente, evitar o consumo de álcool e cigarro e visitar o dentista uma vez a cada seis meses.