Saiba tudo sobre retração gengival
A retração gengival acontece quando a gengiva que recobre o dente diminui, deixando-o mais exposto e longo. Pode ocorrer em toda a boca, mas também pode acometer somente um dente.
É um processo demorado e só tende a piorar ao longo do tempo se não tratado. É preciso ficar atento aos primeiros sinais da retração gengival, pois em alguns casos o paciente pode vir a perder o dente. O melhor método preventivo é cultivar bons hábitos, ou seja, evitar o consumo de cigarros, álcool e outras drogas, higienizar os dentes e boca após cada refeição, utilizando fio dental em todas elas.
As causas da retração gengival podem ser:
- Acúmulo de tártaro - A má higiene bucal leva ao acumulo de placas bacterianas que endurecem se tornando tártaro, que ficam depositados entre o dente e a gengiva;
- Infecção - o dentista neste caso pode orientar o paciente a utilizar de enxaguante antisséptico, além de tratar o problema;
- Periodontite - A evolução de uma inflamação na gengiva, que pode acometer não somente a gengiva, mas também os tecidos ósseos;
- Má posição dos dentes;
- Uso de medicamentos que deixam a boca seca;
- Má escovação, usar muita força para escovar os dentes pode causar traumas, fazendo com que a gengiva desça;
- Uso de piercings nos lábios, pois com o contato constante do metal sob a gengiva pode causar uma inflamação.
Tratamento para a retração gengival
Com a retração gengival o paciente pode apresentar sensibilidade dentária, pois a raiz pode estar exposta, neste caso além do tratamento da gengiva deve-se cobrir a raiz do dente com uma restauração.
Normalmente se faz limpeza dentária e raspagem nas áreas com tártaro, mas há casos que é necessário realizar a cirurgia na gengiva. A cirurgia para tratamento da retração gengival é necessária nos casos mais graves. É retirado um pedaço do tecido do palato (céu da boca) como enxerto, fazendo com que a gengiva seja reposicionada.
O sucesso dos tratamentos odontológicos depende de muitos fatores físicos, mas ainda mais dos cuidados que o paciente tem com a sua saúde bucal. Para manter a saúde bucal em dia recomenda-se ter uma consulta com o dentista duas vezes ao ano, além de escovar os dentes e língua, passar o fio dental após cada refeição.
A Ideal Odonto é uma empresa que possui convênio com clínicas odontológicas espalhadas por todo o Brasil. Os profissionais realizam diversos procedimentos odontológicos, devolvendo o sorriso e o bem estar aos pacientes com preços baixos e excelentes tratamentos.