Retirando tártaro e a importância da saúde bucal
O tártaro é um problema bastante comum, e o principal fator para o seu surgimento é a má higienização bucal. Isso porque, o tártaro (ou cálculo dentário) é uma consequência do acúmulo de placa bacteriana nos dentes e até nas gengivas.
As bactérias se instalam nos dentes e ficam muito grudadas, formando uma placa bacteriana dura que não pode ser retirada somente com escovação depois de fixada. Veja a seguir por que é importante ir retirando tártaro dos dentes e quais são os métodos utilizados:
Por que é importante ir retirando tártaro dos dentes
A melhor maneira de manter a saúde bucal em dia e deixar o tártaro bem longe é evitar o problema com a limpeza correta. Todavia, depois de instalado nos dentes, é de extrema importância ir retirando tártaro para evitar outras doenças bucais, como por exemplo:
- Cáries;
- Doenças periodontais;
- Gengivite;
- Mau hálito.
Além disso, o tártaro afeta diretamente a beleza do seu sorriso, pois a placa bacteriana instalada deixa um aspecto amarelado nos dentes, comprometendo a estética do rosto.
Quais são os métodos para ir retirando tártaro dos dentes
O tártaro pode ser classificado em duas categorias: o supragengival (ou salivar) e o tártaro subgengival. Automaticamente, existem duas principais maneiras de ir retirando tártaro dos dentes: a raspagem subgengival e raspagem supragengival.
Na raspagem subgengival o tártaro fica localizado abaixo de borda gengival, ou seja, é impossível de ser visto a olho nu, e é retirado através do uso de curetas, levantando a gengiva e suturando depois. No caso da raspagem supragengival, o tártaro está instalado acima de borda da gengiva e pode ser visto a olho nu. A raspagem pode ser feita por ultrassom odontológico e instrumentos manuais depois para completar a limpeza fina, ou apenas as ferramentas manuais.
O tártaro supragengival pode ser identificado com maior facilidade, e apesar de parecer ser fácil de remover somente com escovação e fio dental, não é bem assim. Por isso, procure agendar uma consulta com seu dentista de confiança para esclarecer o diagnóstico e ir retirando tártaro dos dentes, sendo que pode ser necessário mais de uma sessão.