Raspagem periodontal e sua eficácia para a saúde bucal
Para estar em dia com a saúde bucal é necessário que o dentista seja visitado ao menos duas vezes por ano. Principalmente para que sejam realizadas limpezas mais profundas como a raspagem periodontal, a fim de que a saúde da gengiva e dos dentes esteja sempre sob controle. Continue a leitura e saiba mais sobre o que é a raspagem periodontal.
O que é a raspagem periodontal?
A raspagem periodontal é um tratamento odontológico que tem como objetivo principal retirar o tártaro que está presente na superfície dental e gengiva.
Esse tipo de procedimento de limpeza é extremamente importante para a manutenção da saúde bucal, visto que o tártaro por ser resultado do acúmulo de bactérias acaba causando inflamações nas gengivas, podendo levar a casos mais graves como a periodontite que pode levar a queda dentária.
Como é realizado esse procedimento?
A raspagem periodontal é realizada em uma ou mais sessões, conforme a quantidade de acúmulo de tártaro e também da inflamação gengival. Para realizar a raspagem periodontal o periodontista, dentista responsável por essa área, utiliza um aparelho de ultrassom e um equipamento conhecido por cureta periodontal.
Além disso, a raspagem é classificada da seguinte forma:
- Raspagem periodontal supragengival: É utilizada para os casos de retirada de tártaro que encontra-se na parte visível do dente. Esse tipo de raspagem é indicado para os casos em que ainda não há bolsa periodontal.
- Raspagem periodontal Subgengival: Nesse tipo de raspagem periodontal é retirado todo o tártaro que está, abaixo da linha da gengiva, nos casos mais conhecidos por periodontite.
Além disso, para complementar a raspagemsubgengival é realizado um alisamento radicular, que consiste na raspagem da raiz dentária a fim de diminuir toda a facilidade de retorno que as bactérias possam vir a fazer e assim compromete, novamente, toda a estrutura dentária.
Quando a raspagem é indicada?
A limpeza que garante que os dentes e gengivas fiquem mais saudáveis por um tempo, é indicada nos seguintes casos:
- Acúmulo de tártaro nos dentes;
- Gengivas inflamadas;
- Retração gengival;
- Periodontite.
Qual o tempo indicado para voltar a realizar raspagem ?
Como regra geral da Odontologia o indicado é que essa raspagem periodontal seja feita, pelo menos, duas vezes no ano, a fim de que não surjam problemas maiores como a periodontite, por exemplo. O tratamento feito com raspagem periodontal só pode ser realizado por um periodontista que é o profissional da área. Mantenha as visitas regulares ao dentista e previna assim, possíveis problemas de saúde bucal.