Aprenda mais sobre prótese dentaria
A prótese dentaria é a melhor forma de devolver um sorriso completo aos que perderam algum dente. Os avanços na tecnologia permitiram que as populares "dentaduras" pudessem parecer mais naturais e funcionais, além de possibilitar uma melhora substancial na qualidade de vida dos que por algum motivo não possuem mais a dentição completa.
As próteses podem ser de um ou outro dente, quanto substituírem completamente os dentes do paciente, dependendo da necessidade. Certamente os dentes artificiais não são exatamente iguais aos naturais, mas atualmente os produtos são bastante fiéis e funcionais.
Quer saber mais sobre prótese dentária? Confira abaixo:
Prótese dentaria: tipos e procedimentos
As próteses podem ser removíveis ou fixas, todas elas feitas sob medida para a boca do paciente. O procedimento mais avançado em termos de prótese dentária é a dentadura completa e fixa. Este tratamento é em etapas, mas é o que mais se aproxima em devolver uma dentição verdadeira para o paciente. Ela é colocada por meio de implantes, pinos de titânio fixados diretamente no tecido ósseo da boca para dar sustentação à prótese.
No caso da prótese dentária móvel, não há a necessidade de implantes. Elas são fixadas na gengiva por meio de gel fixador, e a prótese costuma ser retirada durante a noite, para que o sono seja mais agradável. Em ambos os casos, os dentes artificiais são feitos de resina, porcelana ou silicone.
Cuidados com prótese dentaria
A adaptação pode ser difícil, mas com atenção e cuidados higiênicos apropriados sua vida pode ficar muito melhor com as próteses. Alguns cuidados que costumam ser necessários são:
Higienizar corretamente as próteses;
Contatar o dentista em caso de sangramento ou danificação das próteses;
No caso de prótese dentária móvel, guardá-la em um recipiente com água quando não estiver usando. Ela é feita para ambientes úmidos, e caso fique ressecada pode se danificar.
Além disso, siga corretamente as recomendações do dentista para recuperação após o procedimento de colocação da prótese dentária. Você terá que aprender a mastigar novamente, ou até mesmo prestar atenção no movimento para falar. No caso das próteses fixas, repouse bastante após os implantes e preste atenção em sangramentos e inchaços.