Plano odontológico infantil vale a pena?
Muitas pessoas mantêm o hábito de ir a consultas médicas sempre, mas acabam por deixar de lado os tratamentos odontológicos, lembrando-se apenas quando surge uma dor.
Porém, mais do que remediar uma situação já alastrada, é necessário prevenir, e esse processo se inicia antes até do nascimento dos dentes, na infância, e nesse quesito um plano odontológico infantil poderá fazer toda a diferença na vida de seus filhos.
Alguns problemas como o surgimento de cáries e tártaro, por exemplo, podem ser evitados com o acompanhamento da saúde bucal desde a infância, por isso hoje separamos 3 motivos pelos quais você deve pensar em contratar um plano odontológico infantil:
1. Plano odontológico infantil: criação de hábitos desde cedo
O agendamento de consultas recorrentes com um dentista pode gerar a aproximação das crianças com as ferramentas utilizadas para cuidar dos dentes tanto em casa quanto em consultórios, evitando a fobia a processos odontológicos que pode surgir mais tarde, na adolescência por exemplo.
Além disso, dentro de um plano odontológico infantil está incluso o serviço de orientação, tanto para os pequenos quanto para os seus pais, sobre hábitos simples como:
● Escovação de dentes;
● Uso de fio dental;
● Bochechos com enxaguante bucal.
Sabendo realizar a higienização bucal corretamente, os pais orientados cuidam desses hábitos até por volta dos 8 anos, quando as crianças tomam para si a responsabilidade de sua própria saúde bucal e são apenas assistidos pelos pais.
2. Plano odontológico infantil: prevenção de problemas bucais
Os bons hábitos ensinados desde cedo através de acompanhamento odontológico auxiliam no combate a doenças bucais.
Cáries, tártaro e mau hálito são doenças comuns em adultos que não deram atenção especial para a higienização bucal desde cedo, e crianças com acesso a esses serviços podem ver benefícios durante toda a vida adulta.
Quando esses hábitos estão alinhados à uma alimentação saudável, restringindo o consumo de doces e refrigerantes, por exemplo, a saúde bucal de seu filho só tem a ganhar.
3. Plano odontológico infantil: correção de desvios
O acompanhamento odontológico realizado ainda na infância também auxilia na identificação e tratamento de problemas ortodônticos, como:
- Problemas mastigatórios;
- Desvios da articulação temporomandibular (DTM);
- Assimetria facial;
- Alterações oclusais (de mordida).
Já na fase dos dentes de leite é possível identificar e realizar procedimentos para prevenir que, após a erupção dos dentes permanentes essas adversidades permaneçam ou sejam agravadas.
A saúde bucal é um tema sério e que deve ser tomado como prioridade para o bom desenvolvimento do sorriso de seu filho, por isso, verifique as condições e faça a contratação de um plano odontológico infantil.