Mau hálito garganta tratamento e causas
O mau hálito ou halitose (nome científico para mau hálito), é um dos problemas que mais causam preocupação quando o assunto é saúde bucal. Isso porque, quando não tratado, o mau hálito pode atrapalhar a vida social e causar desconfortos.
A maioria dos fatores que contribuem para o surgimento do mau hálito provém de problemas bucais (cerca de 95%), e destes, uma boa parte vem do mau hálito garganta.
Veja a seguir quais são as causas do mau hálito garganta e tratamento:
Principais causas para o mau hálito garganta
O mau hálito ocasionado por problemas bucais está na maioria das vezes interligado com a má higienização bucal e a concentração de bactérias nos dentes, língua e gengiva.
Nos casos onde o mau hálito surge a partir da garganta, isso acontece principalmente pelo surgimento de cáseos amigdalianos. Esses cáseos amigdalianos são pequenas bolinhas amareladas, localizadas nas cavidades das amígdalas conhecidas como criptas.
A união de bactérias com restos alimentares na boca contribui para que os cáseos amigdalianos se instalem e gerem o mau hálito na garganta. Além disso, quadros de inflamação ou infecção das amígdalas também acentuam a formação dos cáseos amigdalianos, e a produção do mau hálito na garganta.
Mau hálito garganta tratamento
O melhor para mau hálito garganta tratamento é a higienização correta da boca, incluindo dentes, gengiva e língua, já que esta última é um excelente ambiente para a proliferação de bactérias, e que quando em estado de saburra lingual contribui muito para o surgimento de cáseos amigdalianos.
Hábitos que podem auxiliar para mau hálito garganta tratamento, então:
- Higienização correta da boca através do uso de creme, fio e enxaguante bucal diariamente;
- Realizar gargarejo com água morna para remoção de cáseos amigdalianos das criptas;
- Uso de sprays para auxiliar a limpeza das amígdalas.
Em casos onde o mau hálito garganta é gerado a partir de uma infecção ou inflamação, um médico otorrinolaringologista deve ser consultado para indicação de medicamentos de tratamento. O tratamento para mau hálito garganta deve ser acompanhado de um dentista e otorrinolaringologista, para não desencadear outros problemas de saúde mais graves como câncer ou outras patologias.