Manchas nos dentes permanentes: Como resolver
Quem possui manchas nos dentes permanentes, que muitas vezes não saem de jeito nenhum, nem mesmo depois de fazer vários processos de limpeza, acabam procurando um dentista para acabar com o problema que atrapalha a estética da boca. Essas manchas são comuns com o passar do tempo, porém vários fatores podem levam esse acontecimento ser mais rápido. As manchas nos dentes permanentes são identificadas a partir de sua cor, se ela é branca, amarelada, marrom e até preta, cada uma tem um porquê específico.
Manchas nos dentes permanentes brancas
Existem dois motivos para essas manchas brancas nos dentes permanentes, são as cáries e a fluorose. As cáries criam essas manchas brancas nos dentes permanentes por causas dos desgastes do esmalte dentário. O lugar comum dessas manchas são onde encontram-se essa aglomeração de restos de alimentos, que geralmente são perto das gengivas e que também acarretam na formação das placas, assim surgindo as manchas nos dentes permanentes brancas.
Outro motivo das manchas nos dentes permanentes brancas, é a fluorose. A fluorose é o excesso de flúor aplicado nos dentes, seja por um dentista em um tratamento ou até mesmo em casa, com a aplicação de muita pasta com flúor.
Manchas nos dentes permanentes marrons
Diferente das manchas brancas, as manchas marrons aparecem pelos maus hábitos de higiene. Ao tomar aquele cafezinho, um bom vinho e o chá quentinho, deve-se escovar os dentes, pois os corantes desses produtos, em grande excesso, podem causar manchas permanentes nos dentes ao passar do tempo, já que os resíduos dos alimentos se fixam no esmalte do nosso dente.
Manchas amareladas nos dentes: O que pode ser?
Um dos agentes mais agressivos que causam as manchas amareladas é a nicotina, uma substância contida no cigarro que se prolifera no esmalte ou na dentina, e causa as manchas nos dentes permanentes, trazendo um desconforto para aqueles que gostam dos dentes branquinhos, além dos malefícios para a saúde bucal do paciente. As manchas amareladas podem ser causadas por:
- Uso do cigarro diariamente;
- Falta de higiene bucal;
- Acúmulo de bactérias que não foram removidas corretamente.
As manchas amareladas podem também ser causadas pela falta de escovação, que causa placas sobre os dentes, essas que são formadas pelo resto de alimento entre os dentes, mas especificamente perto da gengiva, onde é mais fácil o acúmulo de bactérias. Porém, esse tipo de manchas nos dentes permanentes podem ser retiradas por dentistas especializados, que sempre sugerem as orientações necessárias aos pacientes para a realização do tratamento.