O que fazer em caso de inchaço no dente?
Um inchaço no dente pode atrapalhar bastante o seu dia a dia. Desde o momento da escovação em que sangramentos podem ocorrer, passando pelo almoço em que pode ser difícil mastigar, até conversar com outras pessoas - afinal, inchaço no dente está associado com mau hálito e maus cuidados bucais.
A região em volta do dente pode ficar inchada por causa de uma série de problemas bucais. Não cuidar de forma adequada nos dentes implica na instalação de placa bacteriana, e o acúmulo dela implica em problemas mais graves como tártaro e cárie. Não tratar inchaço no dente pode provocar uma infecção, ou até exigir tratamento de canal.
Quer saber mais sobre inchaço no dente? Confira abaixo:
Qual o melhor tratamento para inchaço no dente?
Caso perceba este problema, o primeiro passo é marcar uma consulta com o dentista. Não tente se automedicar ou resolver o problema sozinho, apenas um profissional pode diagnosticar corretamente o que está deixando a gengiva inchada em volta dos dentes.
Em situações em que o inchaço é grave, o dentista pode recomendar o uso de antibióticos para tratar uma possível infecção. Também existem enxaguantes bucais antissépticos, que ajudam a eliminar as bactérias da boca. Os procedimentos que ele pode fazer dependerão da causa do inchaço. Entre os mais comuns, estão a limpeza completa e a raspagem - para eliminar o tártaro.
É importante ficar atento para eventuais traumas nos dentes. Caso bata a boca ou machuque fisicamente algum deles, comente isso com o odontologista. Estas lesões podem danificar o nervo do dente, o que poderia exigir um tratamento de canal.
Prevenindo que os dentes fiquem inchados
A melhor forma de evitar inchaço no dente é cuidar bem dele. Dificilmente você apresentará este problema se seguir os conceitos básicos da saúde bucal, entre eles:
Escovar os dentes três vezes ao dia;
Usar fio dental todos os dias;
Se consultar com o dentista de seis em seis meses.
Outro detalhe importante é evitar o consumo de cigarro e álcool. Ambas as substâncias fazem mal para a boca, pois estão ligadas diretamente com o acúmulo de bactérias nos dentes, a causa primária para provocar inchaço no dente.