VAMOS CONHECER O IMPLANTE ZIGOMÁTICO
O implante zigomático é considerado uma das técnicas com maior excelência na implantodontia da atualidade. As técnicas de implante zigomático são indicadas para pessoas que ao longo da vida, usam dentaduras, e sentiram o desconforto da prótese de dentadura, não parar mais na boca.
Considerado uma das melhores alternativas para melhorar a fixação de prótese dentária, quando o paciente sofreu atrofia óssea, o procedimento do implante zigomático, traz melhor qualidade de vida ao paciente. Para iniciar um tratamento são necessárias consultas com um cirurgião dentista com treinamento específico, associado a um especialista em próteses e implante zigomático, obedecendo a um rígido critério de aplicação que irá analisar todo o histórico dentário e solicitar exames com um radiologista experiente e ou até tomografia, para ter um diagnóstico exato para o implante.
Pela grande ocorrência de casos de difícil reabilitação oral pelo enxerto ósseo, o tipo de implante zigomático coloca-se como uma das técnicas mais inovadoras da atualidade. O implante zigomático apresenta índices de sucesso acima de 90%.
AS TÉCNICAS DE IMPLANTE ZIGOMÁTICO SÃO INDICADAS PARA:
- Pessoas que ao longo da vida, usam dentaduras, e sentiram o desconforto da prótese de dentadura, não parar mais na boca;
- As pessoas que sofreram a perda dos ossos na região do maxilar, devido à grande absorção óssea, não possuem mais a quantidade óssea suficiente na maxila, o maxilar não consegue dar suporte ao implante, gerada por essa atrofia óssea, dificultando o processo de mastigação e da fala;
- Também em pacientes que não querem passar pelo desconforto dos procedimentos do enxerto ósseo, que são mais complicados.
Sem contar os constrangimentos estéticos e sociais que afetam a baixa autoestima das pessoas como estes problemas, que podem usufruir das vantagens do implante zigomático.
COMO É O PROCEDIMENTO DO TRATAMENTO DE IMPLANTE ZIGOMÁTICO?
O tratamento de implante zigomático consiste no procedimento da colocação de pinos de titânio no osso zigomático, acima do maxilar, responsável pela projeção facial (sendo posicionado na maçã do rosto), por acesso intrabucal, com a condição mínima de dois implantes Bilaterais e dois implantes anteriores, com prévia avaliação e indicação. Os implantes de titânio são mais longos, de 3 a 5 centímetros, e os convencionais são 1 a 1,5 centímetros.
Após a cirurgia, no período de dois a três dias a prótese é colocada, procedimento realizado no hospital. Este processo cirúrgico evita a remoção do osso da crista ilíaca, o osso da bacia ou de outras partes do corpo. No período de mais ou menos dez dias, o paciente volta às suas atividades normais, como uma mordida mais firme, suporte labial, aumento da sensibilidade no paladar e o fortalecimento da força mastigatória, proporcionado pelas vantagens do implante zigomático.
Os benefícios são excelentes, começando pela recuperação cirúrgica e da autoestima das pessoas que usam dentaduras ou que estão a muito tempo sem dentes. Uma das inúmeras vantagens do implante zigomático é a de resgatar o paladar e poder sentir melhor o sabor dos alimentos e a melhora da mastigação e da comunicação, a fala.