O que é halitose?
A halitose é popularmente conhecida como mau hálito. Atualmente, milhares de pessoas sofrem com esse problema, que não chega a ser uma doença, e sim um sinal que algo está errado com a saúde. Ela pode acontecer por diversas razões, como os alimentos consumidos, má higiene bucal, inflamações na garganta e na gengiva e consumo excessivo de álcool e cigarro. Além de doenças periodontais por falta de salivação e placas de bactérias localizadas na língua.
Em outros casos, a halitose surge por problemas fisiológicos, relacionados ao paladar e a olfato e até mesmo pelo estresse. De qualquer forma, esse problema precisa ser tratado e acompanhado pelo dentista, além dos cuidados necessários e diários com a higiene bucal.
Sintomas da halitose
O principal sintoma da halitose é a alteração do hálito que se torna desagradável, ocasionando o mau hálito. O curioso é que normalmente a pessoa que está com o mau odor não sente. Ela perde essa sensibilidade e cabe a familiares e amigos mais próximos alertar sobre esse cheiro, para que seja tratado por um especialista
Existem também tipos de halitose, entre as principais, estão:
Halitose fisiológica: é relacionada a diminuição do fluxo de saliva durante o sono, ocasionando o odor desagradável, porém, ao escovar os dentes pela manhã, esse cheiro desaparece e o fluxo da saliva volta ao normal;
Halitose vinda por uso constante de medicamentos: remédios como tranquilizantes, anfetaminas, diuréticos podem provocar o mau hálito, já que também ocasionam a diminuição do fluxo da saliva;
Halitose imaginária: são casos em que as pessoas passam a acreditar que possuem o mau hálito, devido a alterações no olfato, porém outras pessoas não identificam ou sentem o cheiro.
Consultas de rotina com o dentista
Por fim, para prevenir o mau hálito e outro problemas bucais, é necessário que se mantenha uma rotina de cuidados com a higiene bucal incluindo a ida a consultórios odontológicos regularmente.
Na Ideal Odonto, uma assistência odontológica com mais de 20 anos de experiência, você conseguirá fazer consultas de rotina, além de outros procedimentos para diversas faixas etárias por meio das clínicas conveniadas a empresa que atende em todo o Brasil.