Gengiva inchada e sangrando: o que pode ser e como tratar
A gengiva inchada e sangrando pode ser um indício de que a sua saúde bucal necessita de cuidados. Muitas vezes esquecida durante a higienização, a gengiva possui tanta importância para o bom funcionamento dos seus dentes quanto os próprios ou a língua, por exemplo.
Algumas doenças bucais podem ser geradas a partir de problemas gengivais, e o principal fator para estes é a má higienização da boca ou a falta de consultas recorrentes com seu dentista.
Isso porque, em casos onde a limpeza dos dentes e gengiva é realizada de maneira incorreta, os restos alimentares são fixados na gengiva e dentes e o não tratamento do tártaro junto a um dentista de confiança pode originar um problema mais grave, como a gengivite, por exemplo.
Conheça quais são as causas e como tratar a gengiva inchada e sangrando:
Principais causas para gengiva inchada e sangrando
Entre os fatores mais comuns para uma gengiva inchada e sangrando estão:
- Escovação com força excessiva;
- Uso incorreto do fio dental;
- Próteses mal adaptadas;
- Tabagismo;
- Consumo de bebidas alcoólicas;
- Infecção da gengiva;
- Hemorragias não controladas;
- Alterações hormonais (principalmente durante a gravidez).
Na maioria dos casos, a gengiva inchada e sangrando está diretamente relacionada à gengivite ou periodontite, já que o tártaro incrustado na gengiva gera irritação e inflamação para o tecido gengival.
Como tratar gengiva inchada e sangrando
2 dicas básicas podem ajudar a estancar o sangramento:
Dica 1. Bochecho com água e sal: O sal ajuda a acalmar os tecidos gengivais inflamados, por isso, dissolver ½ colher de sal em um copo de água morna e realizar o bochecho durante alguns segundos pode ajudar a diminuir o sangramento e a dor.
Dica 2. Compressa de gelo na face: O gelo é um importante aliado na hora de desinflamar a gengiva, por isso utilize um pano seco com 2 pedras de gelo e aplique na região da bochecha onde a gengiva está inchada.
A melhor maneira de tratar a gengiva inchada e sangrando é procurando agendar uma consulta emergencial com seu dentista de confiança para avaliação.