Gengiva doendo. É normal?
Não! Com certeza, quando você sente a gengiva doendo é porque algo não está certo. Por isso, ao primeiro sinal de dor, não perca tempo e procure o quanto antes um dentista. Cuidar dessa parte do corpo é de extrema importância, pois é ela que mantém os dentes bem apoiados na estrutura óssea.
O que pode deixar a gengiva doendo
- Escovação errada. Muitas pessoas acreditam que quanto mais força colocar durante o processo, mais limpos ficarão os dentes. Mas isso não é verdade. Forçar a escova com agressividade pode prejudicar o esmalte dos dentes e também deixar a gengiva doendo;
- Alguns alimentos também podem machucar o tecido gengival. Espinha de peixe, casca de pipoca e casca de pão são alguns exemplos. Como eles têm algumas partes pouco flexíveis, correm o risco de criar alguma lesão durante a mastigação e provocar dor na gengiva;
- O atrito entre os braquetes de aparelhos fixos mal colocados e a gengiva podem feri-la também. O resultado? Gengiva doendo.
- Gengivite. Ela ocorre quando a dor é causada por uma inflamação na gengiva. É considerada o estágio inicial da doença periodontal;
- Quando a gengivite não é tratada corretamente, ela evolui para a doença periodontal. Nessa fase, a inflamação é tão intensa que atinge a estrutura óssea da gengiva. Isso pode deixar a gengiva doendo e, mais grave, causar a perda dos dentes.
Gengiva doendo: o que fazer
Quando sentir qualquer anormalidade na região da boca, seja dor ou algum aspecto diferente, é recomendável procurar urgente um dentista para que ele possa verificar a gravidade do problema. Somente ele é quem vai poder indicar o tratamento certo para cada caso.
Em algumas situações mais simples, como gengiva doendo devido a um fator externo, o profissional pode recomendar uma pomada específica para alívio da dor ou apenas que deixe o tempo passar que a ferida se cure sozinha.
Já gengiva doendo como resultado de inflamações, o primeiro passo é fazer uma limpeza, realizada pelo próprio dentista. O objetivo é remover toda a placa bacteriana instalada no local para livrar a boca das bactérias.
Dependendo da gravidade, remédios antibióticos também podem ser necessários.
Onde se tratar
Com os planos Odonto Orto e Odonto Quality, da Ideal Odonto, você tem acesso aos melhores tratamentos para combater e evitar gengiva doendo.