Gengiva com gengivite como identificar
Gengiva com gengivite é um dos problemas bucais mais frequentes e nada mais é que a inflamação da gengiva causada pelo acúmulo sucessivo de placa bacteriana. Uma camada de bactérias se forma em volta dos dentes e a gengiva com gengivite representa o acúmulo de sujeira e restos de alimentos. Ou seja, o que acontece é má higienização.
A gengiva com gengivite é o primeiro estágio das doenças periodontais. Se não for tratada corretamente, o problema pode evoluir e se transformar em periodontite, onde o osso e tecido conjuntivo que seguram os dentes são afetados, trazendo prejuízos que podem chegar a perda integral do dente.
A gengiva com gengivite dá sinais claros
Existem alguns sintomas que podem ser facilmente detectados, entre eles:
- Gengiva vermelha e inchadinha no contorno dos dente
- Aumento da sensibilidade
- Gengiva separando dos dentes
- Sangramento
- Retração ou recuo da gengiva
- Mau hálito
- Gosto ruim na boca por tempo prolongado.
A gengiva com gengivite pode ser facilmente evitada com a limpeza correta de toda cavidade oral, com escova e pasta de dentes de boa qualidade, fio dental e enxaguante bucal. É importante trocar a escova de dente com regularidades, as cerdas gastas impedem a perfeita remoção das placas bacterianas.
Para um trabalho perfeito na prevenção da gengiva com gengivite é preciso também consultar o dentista regularmente, pois ele, pode providenciar a limpeza de forma diferenciada da realizada em casa, rotineiramente.
É importante ficar claro, que quando não eliminada a placa no seu estágio inicial, a mesma pode endurecer e se tornar tártaro, o que leva a um segundo estádio de doença periodontal.
Evite também o cigarro e outras formas de tabaco. A química depositada nos dentes através desses hábitos abre as portas para ocasionar gengiva com gengivite.
Métodos caseiros para gengiva com gengivite?
Na hora da dor, tudo o que se quer são soluções rápidas. Se forem baratas, então, um tanto melhor. Mas pense duas vezes antes de usar qualquer método caseiro, pesquisado na internet, para resolver o problema. Não é recomendável seguir qualquer tratamento sem a orientação do dentista.
Sempre consulte um especialistas antes de seguir qualquer método indicado por leigos.