Saiba quando a extração do dente do siso é indicada
Quando o dentista indica a extração dente do siso, bate aquela preocupação. Afinal, todo mundo já ouviu uma história de dor e sofrimento relacionada à remoção do último dente. No entanto, essas histórias podem estar relacionadas a agravamentos no quadro da remoção do dente siso, relativos à infecção localizada ou outras periodontias.
A extração dente do siso é desconfortável como a remoção de qualquer outro dente, ou seja, todos os métodos para evitar a dor são usados, mas é preciso considerar que a extração dente do siso é uma pequena cirurgia.
O dente siso é o terceiro dente molar, conhecido como “o dente do juízo”, porque ele só aparece após a adolescência, no início da fase adulta.
Quando se deve fazer a extração do siso?
A extração dente do siso pode ser feita em qualquer fase da vida adulta, mas recomenda-se que seja feita entre os 16 e 18 anos. É nesse período que as raízes do dente ainda estão em formação, o que facilita a remoção.
Por que extrair o siso?
- A extração dente do siso é indicada por um motivo simples. Devido a sua posição exclusiva, a higienização fica prejudicada e é comum o aparecimento de cáries. O tratamento é completamente possível, mas são grandes as chances de as cáries voltarem a aparecer. Por isso, recomenda-se a remoção.
- Em casos ortodônticos, onde a chegada do dente do juízo afeta a posição dos outros dentes, prejudicando o encaixe da mordida, a mastigação ou a estética bucal, também se recomenda a extração dente do siso.
- O caso mais curioso sobre a indicação para a extração dente do siso, é a remoção dos “dentes inclusos”. Estes são dentes que não conseguem nascer por falta de espaço e faz-se necessária uma cirurgia para remover os dentes escondidos.
O dentista aplica anestesia para fazer a extração?
Por se tratar de um dente molar, uma anestesia é aplicada próximo ao dente que será removido, pois faz-se necessária a incisão da pele. A anestesia é local, portanto, o paciente fica lúcido durante todo o procedimento e a dor é completamente aplacada pela anestesia.
Se o paciente ficar ansioso diante da solicitação de extração dente do siso, o dentista-cirurgião pode recomendar o uso de um sedativo. Nesse caso, o paciente precisa estar acompanhado pois o efeito do sedativo pode durar um pouco mais que o tempo da cirurgia.