Existe um especialista em mau hálito?
Quando se fala em mau hálito, dois pontos da boca são críticos: os dentes e a região posterior da língua, pois é ali que se acumulam mais bactérias. O odor forte exalado é resultado da produção de gases liberados por bactérias após a metabolização de alimentos que ficam depositados nestas regiões. Sim, outras causas são possíveis, mas em escala muito menor. Portanto, o especialista em mau hálito é o dentista. Um segmento da profissão se destina exclusivamente a estudar e tratar as doença do sistema de implantação e suporte dos dentes: a periodontia.
Como é possível concluir, quanto menor for a higiene bucal, mais bactérias irão se acumular, mais detritos alimentares permanecerão na cavidade oral e mais intenso será o mau hálito. Nesses casos, é comum que este especialista em mau hálito seja indicado para tratar as inflamações como gengivites e periodontites, principais responsáveis pela halitose.
Além de promover a limpeza dos tecidos de sustentação e proteção dos dentes, realizando o tratamento de gengivas e dos ossos o especialista em mau hálito também atua na prevenção do problema.
Quando procurar um especialista em mau hálito?
A consulta com o dentista da sua confiança é de fundamental importância. Se ele não for especialista em problemas periodontais e halitose (mau hálito) certamente saberá recomendar um profissional capacitado.
- Quando houver sangramento gengival
- Quando a escovação de dente não mantém o hálito fresco
- Quando observado que alguns alimentos prolongam o mau hálito.
- Quando o acompanhamento com dentista está em dia e o desconforto não some.
Esses são quadros que requerem atenção e, na grande maioria dos casos, é o que antecede o surgimento do mau hálito.
De que forma o especialista em mau hálito atua?
Em geral, realiza a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso. Quanto mais cedo procurar o profissional adequado para avaliação, melhores os resultados dos tratamentos, menor o desconforto de passar pelas doenças periodontais.
Seja como for, antes de qualquer especialista em mau hálitopense em prevenção, faça sempre bom uso da escova, pasta de dentes, fio dental e enxaguante antisséptico.