O que é um enxerto gengival livre?
O enxerto gengival livre é uma técnica cirúrgica, muito usada em pacientes que necessitam aumentar sua gengiva, seja por uma questão de estética, ou por uma consequência de algum tratamento realizado.
Com diversos tipos de enxertos que podem serem feitos, o enxerto gengival livre se destaca por não ser recomendada para questões estéticas, porque usam uma grande quantidade de tecido para realizar o procedimento.
Esse tecido é retirado de áreas distantes do local receptor — geralmente da região do palato, devida a grande quantidade e de sua qualidade da gengiva. Normalmente os pacientes recebem gengivas de cores diferentes, e algumas vezes com cicatrizes, por se tratar de um procedimento que é necessário extensão e volume de tecido.
O procedimento de enxerto gengival livre também pode ser feito de forma estética, apesar de não recomendado, e normalmente serve para reconstruir gengivas retraídas ou atrofiadas. As vezes é usada para corrigir um tratamento dentário, e acabam danificando a gengiva, fazendo-se necessário a operação.
Como é feito o enxerto gengival livre?
O profissional responsável pelo procedimento de enxerto gengival livre, primeiro retira um pedaço de tecido, que na média são entre 4 a 6 mm, e sutura a gengiva no local que precisa receber o tecido.
A operação tem os seus riscos durante e após a sua realização, para isso é recomendado que o paciente tome alguns cuidados para evitar que estraguem a operação, como:
Não danificar o enxerto mexendo nele;
Não comer alimentos sólidos;
Evitar algumas comidas muito quente.
A recuperação depende do biotipo da pessoa
Como cada organismo do ser humano é único, a recuperação do procedimento de enxerto gengival livre depende de cada pessoa, e de cada gengiva que o paciente recebeu. Se o tecido for mais espesso e longo, o tempo será maior, caso for pequeno e mais fino, o prazo cai pela metade.
A média estabelecida pelos cirurgiões-odontológicos é depois de 10 dias de recuperação, onde já se observa uma evolução na cicatrização. O acompanhamento após o procedimento é essencial, pois pode haver complicações depois de um tempo. Estima-se que pode levar até dois anos para o dentista liberar o paciente do tratamento.
A Ideal Odonto, assistência odontológica com 20 anos de mercado, cobre serviços ligados a saúde bucal, buscando sempre tratar os problemas que danificam a estrutura e o bem estar do paciente.