O que é cirurgia de enxerto de gengiva?
Para entender o que é um enxerto de gengiva, bem como seus benefícios, é preciso destacar a importância da gengiva para a saúde bucal. O tecido gengival é responsável pela proteção da raiz dos dentes, e por delinear o formato da boca e do sorriso. É uma peça importante da arcada dentária, da saúde e também da estética facial.
A cirurgia de enxerto de gengiva ocorre quando o dentista percebe que há um recuo ou perda do tecido gengival, bem como casos de aumento excessivo da gengiva. Estes problemas provocam a retração gengival, e podem ter várias causas, tais como escovação inadequada, deficiência de vitamina D, demora na reposição de um dente perdido, dentre outras. Problemas na gengiva, afetam diretamente a saúde bucal, já que podem acarretar na exposição da raiz do dente, causando dor, e em casos mais graves prejudicar a base óssea dentária.
Tipos de enxerto de gengiva:
A reconstrução do tecido gengival, consiste na retirada de gengiva de algumas áreas para implante em outras deficientes deste tecido. Existem três tipos de enxerto de gengiva, são eles:
- Enxerto de gengiva de tecido conjuntivo: É uma técnica que consiste em retirar o tecido conjuntivo do palato (céu da boca) e colocar na área afetada. Para isso, o tecido superficial do palato é erguido e uma parte mais profunda do tecido é retirada e usada para recobrir a raiz do dente, e em seguida é protegido por pontos de sutura. Esse método é usado para cobrir a raiz e aumentar o volume da gengiva;
- Enxerto de gengiva livre: É parecida com o enxerto de tecido conjuntivo, pois também é retirada uma parte do tecido do palato, porém é usado o tecido superficial, já que esta técnica visa apenas o recobrimento da raiz, e não o aumento da gengiva;
- Enxerto de gengiva: Neste procedimento, o tecido é retirado da gengiva do dente ao lado, do que precisa receber o enxerto. É indicado para falhas menores.
Cuidados necessários pós tratamento:
A cirurgia de enxerto de gengiva é considerado um tratamento simples, mas delicado. É realizada pelo dentista com anestesia local, e sem corte externo (o corte é realizado apenas dentro da boca).
Apesar de ser uma cirurgia considera simples, requer alguns cuidados, como a limpeza bucal adequada, repouso, uso de medicamentos, ingestão de alimentos indicados pelo cirurgião dentista. Enfim é preciso seguir as orientações do profissional que fez o procedimento, para que o resultado do enxerto de gengiva seja satisfatório.