SAIBA MAIS: DOR NO MAXILAR OUVIDO E PESCOÇO
É muito comum as pessoas confundirem a dor no maxilar ouvido e pescoço, com dores que podem ser causadas por outros tipos de doenças, e por isso, acabam procurando um médico e não um cirurgião dentista. Por esse motivo, as dores persistem e podem prejudicar os dentes de várias formas, dentre elas, pode causar desgaste nos dentes, dificuldades para movimentar a mandíbula, estalo no local na hora da mastigação, entre outros sintomas. Esses fatores podem ser efeitos da DTM (Distúrbio da Articulação Têmporo-mandibular), que prejudica a ATM, formada pela mandíbula e temporal, considerada uma das articulações mais complexas do corpo. Ela está localizada na região dos ouvidos e influencia no funcionamento da mastigação, deglutição, respiração, fala e movimentos da boca no geral.
SUSPEITAS DE CAUSA DAS DORES:
É praticamente impossível dizer quais fatores podem causar a DTM em uma pessoa. Porém, a dor no maxilar ouvido e pescoço, pode ser causada por conta de algumas práticas normais no dia a dia, essas que torna-se comuns ou que na maioria dos casos, a maioria das pessoa não percebem, como por exemplo, apertar os dentes durante a noite. Outros hábitos como roer as unhas e mascar chiclete com frequência, depressão estresse, traumas e a genética, também pode causar a dor.
TRATAMENTO PARA DOR NO MAXILAR OUVIDO E PESCOÇO
Após a dor no maxilar ouvido e pescoço terem sido diagnosticadas de forma precisa por um especialista no assunto, o tratamento pode começar a ser realizado. A maioria dos casos de DTM, são tratados no próprio consultório odontológico, porém, dependendo do caso, é preciso intervir com uma cirurgia para obter resultados mais satisfatórios. O tratamento para melhorar a dor, pode incluir a prescrição de medicamentos anti-inflamatórios e para melhorar a ansiedade do paciente. Também é muito usada no tratamento, uma “placa de bruxismo” (placas interoclusais), para proporcionar um certo alívio nas articulações da região.
A dor no maxilar ouvido e pescoço, podem melhorar e também conseguir auxílio na movimentação, fortalecimento do músculo e redução de estresse, se forem realizados:
Exercícios de fisioterapia (incluindo eletroterapia);
Ultrassom;
Laser;
Acupuntura para a dor no maxilar ouvido e pescoço;
Exercícios de fonoaudiólogos.