Dor de dente ao mastigar
Dor no dente ao mastigar é sinal de doenças bucais, como cáries, periodontites e outras doenças na gengiva. A dor tende a aumentar, independentemente da causa.
É preciso lembrar que, embora o dente seja formado por uma camada mineral e rígida, seu interior é delicado. Quando o esmalte do dente é danificado, bactérias passam a destruir o dente e podem chegar até o seu interior, atingindo também nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo, causando dor intensa.
Em geral, a inflamação da parte interna do dente é a principal causa de dor no dente ao mastigar. A cada refeição, a dor fica mais intensa e há a necessidade de tratamento.
Outras causas
Há também causas relacionadas à estrutura óssea e muscular do maxilar e ossos da cabeça, que causam dor no dente ao mastigar. Até mesmo a falta de alinhamento da mordida (oclusão dentária) pode causar dor. Nesses casos, a dor parece estar no dente, mas sua origem está em outra região da cabeça, boca ou pescoço.
Dores no dente ao mastigar e na maxila podem até estar relacionadas a dores no peito, causadas por problemas cardíacos e pulmonares. Dores nos dentes podem ser um indicativo, entre outros sintomas, que o paciente está prestes a ter um infarto.
Outra causa, menos alarmante, é a tensão nervosa. A falta de relaxamento e alongamento da região do pescoço e ombros, associada a problemas como Bruxismo ou Disfunção Temporomandibular, também podem ser responsáveis por dor no dente ao mastigar.
Somente um profissional está habilitado para diferenciar uma dor local de uma dor nevrálgica (esta que é proveniente de outras áreas). Apenas por meio de exames clínicos o diagnóstico pode ser realizado.
Como tratar a dor no dente ao mastigar:
- Prevenir a dor ainda é a melhor opção. Escovar os dentes regularmente e usar o fio dental, fará com que a boca permaneça limpa e higienizada, prevenindo doenças e sintomas como a dor de dente ao mastigar.
- Se a dor já estiver instalada, a causa precisa ser investigada e o tratamento estabelecido pelo dentista. Em geral, o dentista vai recomendar a limpeza da área afetada por meio de uma obturação.
- Se a dor no dente ao mastigar persistir, será preciso investigar outras causas ou utilizar medicamentos analgésicos e de tratamento anti-inflamatório.