Você sabe se dor de dente pode ser gravidez?
A sabedoria popular conta que dor de dente pode ser gravidez. A gestação é alvo de muitos mitos e questões subjetivas, quem nunca ouviu que tem que respeitar o desejo de uma grávida? No caso da dor de dente, a situação é um pouco mais clara.
Muitas coisas causam esse desconforto, então uma dor de dente pode ser gravidez sim! Entretanto, o problema também pode ser a falta de saúde bucal. Como uma gestação exige muitos cuidados da mãe, o cuidado com os dentes pode acabar ficando de lado. O cansaço ou estresse podem levar a descuidos na hora de cuidar dos dentes.
Você acha que dor de dente pode ser gravidez? Confira abaixo:
Dor de dente pode ser gravidez?
É importante colocar da seguinte forma: nem toda dor de dente pode ser gravidez, mas toda gravidez pode vir acompanhada de dor de dente. Isto acontece por causa de alterações hormonais. Durante a gestação, há o aumento dos hormônios progesterona e estrogênio que, entre outras mudanças provocadas no corpo da mulher, alteram algumas características da boca da mãe.
Entre essas mudanças, está a produção desregulada de saliva, para mais ou para menos. Além de sangramentos na gengiva devido a dilatação dos vasos sanguíneos da grávida, que facilitam esses machucados. Outra questão importante é o aumento de enjoos, que consequentemente implicam no aumento de vômitos, prejudiciais para a saúde dos dentes.
Prevenindo dor de dente pode ser gravidez
Por causa dessas alterações no quadro hormonal da mulher, os cuidados com a saúde bucal devem ser redobrados. A dor de dente está diretamente relacionada com o acúmulo de placa bacteriana, que por sua vez pode provocar tártaro e cárie. O aumento de bactérias na boca é responsável por eventuais dores, por isso as pessoas dizem que dor de dente pode ser gravidez. Alguns cuidados bucais necessários envolvem:
Escovação correta três vezes ao dia;
Uso diário de fio dental;
Evitar consumir alimentos muito açucarados;
Cuidado redobrado com sintomas de dor de dente;
Além disso, consultas com o dentista também são essenciais durante a gravidez. É importante marcar uma visita ao odontologista ao começo da gestação, para que o profissional indique algumas técnicas para cuidar melhor da sua saúde bucal.