Doenças na gengiva
As doenças na gengiva, também chamadas de doenças periodontais, afetam da gengiva até o osso que sustenta os dentes. Essas doenças vão de leve a graves: gengivite (fase mais moderada do problema), periodontite (problema moderado na gengiva) e periodontite avançada (caso grave que geralmente só é solucionado com intervenção cirúrgica e enxerto ósseo).
Sintomas vão de moderados a graves
Esses problemas nem sempre apresentam dor, por isso é preciso tomar muito cuidado com os sintomas das doenças na gengiva. São eles:
- Sangramento fácil de gengiva durante a escovação e também durante o uso do fio dental;
- Gengiva com coloração mais vermelha que o normal, inchada ou dolorida;
- Gengiva retraída, ou seja, que parece estar expondo a raiz do dente;
- Gosto ruim na boca constante e mau hálito persistente;
- Dentes amolecidos na região da gengiva vermelha e inchada;
- Presença de pus próximo à raiz do dente e na gengiva;
- Dor ao mastigar a comida e ao entrar em contato com temperaturas frias ou quentes.
É preciso cuidado especializado
O dentista indicará o melhor tratamento para o nível de doenças na gengiva que você apresenta. No entanto, geralmente é feita uma raspagem supragengival para a remoção da placa calcificada em seus dentes, que leva à gengivite. Essa é a única maneira de remover a placa que se calcificou e que se transformou em cálculo dental (tártaro) nos seus dentes.
No caso de doenças na gengiva mais avançadas, a raspagem e o alisamento radicular podem ser feitos para tratar as áreas periodontais infectadas e para diminuir a inflamação gengival.
Um aparelho de ultrassom especial é usado pelo dentista para retirar a placa bacteriana, o tártaro e os restos de alimentos que possam estar presentes na margem da gengiva. Também é possível optar pela raspagem manual, com curetas, usadas para deixar a superfície dos dentes lisa novamente.
Caso as bolsas periodontais tiverem mais de 5 milímetros de profundidade, isso significa que você tem periodontite, considerada de moderada a severa. Por isso, é provável que será necessário realizar uma cirurgia para reduzir as bolsas e também enxerto ósseo para reconstruir o osso perdido.