Dentes manchados após clareamento: o que fazer
Assim como em qualquer tratamento envolvendo a saúde bucal, o clareamento dentário precisa de cuidados após a realização do procedimento para que o resultado seja prolongado.
O clareamento dental por laser normalmente depende de 3 sessões para ser concluído, então é necessário mudar alguns hábitos durante e depois do tratamento, para que não haja perda de tempo e dinheiro investidos. Se os dentes ficam manchados mesmo após o clareamento dentário, alguns fatores como a alimentação, higienização bucal e hábitos como o tabagismo podem comprometer todo o tratamento.
Saiba o que fazer caso os dentes fiquem manchados após clareamento dental:
O que fazer com dentes manchados após clareamento?
Existem origens reversíveis e irreversíveis para dentes manchados após clareamento, e na maioria dos casos esse incômodo pode ser revertido. Atenção à higienização, cuidados com a alimentação e a recorrência de consultas ao seu dentista de confiança são algumas das maneiras de reverter os dentes manchados após clareamento, veja:
Dentes manchados após clareamento: causas reversíveis
Dentre os fatores mais comuns para o surgimento de dentes manchados estão:
- Consumo excessivo de alimentos e bebidas pigmentadas como o café e o vinho;
- Consumo excessivo de alimentos cítricos como o abacaxi e o limão;
- Tabagismo;
- Cáries.
Os dentes manchados após clareamento por consumo de alimentos ou bebidas pigmentadas mais o tabagismo podem ser resolvidos através da profilaxia (limpeza bucal com dentista especializado) ou até mesmo a realização de um novo clareamento dentário, tomando atenção, é claro, para os cuidados em evitar esses hábitos posteriormente.
As cáries, principalmente em dentes permanentes de crianças, podem causar a desmineralização dos dentes, e nesse caso é indicado tratamento por restaurações ou microabrasão, responsável pelo polimento artificial de um ou mais dentes manchados.
Dentes manchados após clareamento: causas irreversíveis
Os fatores que geram dentes manchados após clareamento e não podem ser revertidos normalmente estão interligados ao não tratamento correto da saúde bucal, e que evoluíram até um grau mais grave, retirando a utilidade, portanto, do clareamento dental.
Um dos maiores vilões quando se trata de dentes manchados é a fluorose, um mal causado pelo consumo excessivo de flúor através de cremes dentais inadequados, principalmente para crianças de até 6 anos de idade. A fluorose pode ser revertida quando diagnosticada em seu estágio inicial, onde a microabrasão e clareamento dentário ainda dissolvem as manchas.
Quando os dentes atingem um estágio em que as manchas estão muito profundas, a desmineralização do esmalte dentário é irreversível. Ter os dentes manchados é um mal que provoca problemas não somente estéticos, mas também comprometem a saúde do sorriso, por isso é importante a consulta recorrente com seu dentista de confiança para diagnóstico e tratamento corretos.