DICAS PARA PRESERVAR DENTES MAIS BRANCOS:
Com o passar dos anos, os dentes sofrem a ação do tempo, ninguém quer ter dentes manchados e sim, sempre dentes mais brancos. Mas a dentição absorve como uma esponja as consequências dos hábitos abusivos de cigarros e alimentos com pigmento, o açúcar, chá, café e refrigerantes, entre outros. É normal ficarem amarelados, e depois de manchados, se não há bons hábitos de higiene bucal que resolva, somente evita que mancham mais.
Alguns hábitos, que podem amenizar a ação do tempo e tornar os dentes mais brancos, são: tomar bastante água, mas evitar as minerais (tem menos flúor), a água ajuda no aumento de saliva e faz uma limpeza natural de resíduos de comida e ácidos na manutenção da saúde da boca; mascar os chicletes sem açúcar com xilitol (adoçante natural, substância que auxilia a proteção dos dentes) purifica o hálito e faz uma limpeza superficial que ajuda na prevenção de placas bacterianas e neutraliza os níveis de PH da boca, e o aumento de saliva, sem substituir a escovação e o fio dental.
ALIMENTAÇÃO PARA TER DENTES MAIS BRANCOS
Abuse de alimentos fibrosos como alguns tipos de frutas e fibras, que contém menos açúcar e precisam de uma mastigação mais severa, estimulando a salivação da boca, auxiliando na limpeza bucal e como consequência, nos dentes mais brancos. Um agente clareador natural é o ácido málico, encontrado no morango, podendo amassar a fruta e aplicar sobre os dentes.
O limão pela sua acidez, restaura o branco e reduz o tártaro dos dentes, já o espinafre e o brócolis com seus compostos minerais, impede a aderência de pigmentos dos alimentos que mancham os dentes revestindo-os com a formação de uma película sobre os dentes, proporcionando dentes mais brancos.
Evite muito chás, massas, doces e vinho, consumidos com moderação e com a ingestão de água logo após (mancham menos), seu consumo excessivo e o cigarro, são inimigos dos dentes mais brancos e da balança, pois mancham e alteram a estrutura do esmalte, da dentina (camada logo abaixo do esmalte) e da resina composta (usada nas restaurações dos dentes). O bruxismo, em seu ato involuntário de ranger os dentes, além de seus malefícios e dores na mandíbula, altera o esmalte dos dentes.
Como ter dentes mais brancos, temos os tratamentos:
Doméstico: feito com a aplicação de gel clareador (peróxido de carbamida, a mais usada e sem efeitos colaterais), com o auxílio de uma moldeira de silicone, feita individualmente para a dentição do paciente no consultório do dentista, observando o início do clareamento em quatro dias com duração de duas a três semanas, obtendo dentes mais brancos, continuando o clareamento em casa mas, com supervisão do dentista periodicamente.
A laser: Feito no consultório com solução clareadora seguida do laser para ativação da reação química, em sessões de quarenta minutos a uma hora e meia, partindo da cor inicial do dente, e necessita de três a quatro sessões em média para alcançar o resultado, dependendo das manchas e o escuro dos dentes.
DURANTE O TRATAMENTO, TER CUIDADOS COMO:
Não ingerir bebidas e comidas com corantes e pigmentos;
Não consumir cigarros;
Monitorar a escovação;
Enxágue após ingestão de alimentos e bebidas para garantir o sucesso de dentes mais brancos.
É essencial que ambos tenham a supervisão de um profissional, para garantir o sucesso de dentes mais brancos.