Conheça medidas simples para evitar o dente tártaro
Ter um cuidado com a saúde bucal não é somente questão de estética, mas também da saúde como um todo. Os problemas bucais que afetam a parte estética dos dentes são muitos, entre eles há o dente tártaro que, além de deixar o aspecto do dente amarelo, causa mau hálito.
O que é o tártaro?
O tártaro é uma placa bacteriana que acabou se calcificando nos dentes, devido ao acúmulo de bactérias. Essas bactérias se juntam e ficam envolvidas em uma cápsula de polímero que é uma substância dura e resistente.
Na maioria das vezes, o dente tártaro se apresenta com uma cor amarelada e costuma se formar no interior dos primeiros dentes molares da mandíbula superior e nos incisivos inferiores, porém se produz próximo das glândulas salivares, em superfícies dentárias irregulares, embaixo das gengivas e nos espaços entre os dentes.
Quando o dente tártaro não é eliminado e há uma camada muito grande do mesmo, entre os dentes, há o risco de que ele se assente e assim ocasione uma inflamação nas gengivas, conhecida por periodontite.
O que causa dente tártaro?
A causa principal do dente tártaro é a acumulação da placa bacteriana que não foi removida por meio da escovação e do uso de fio dental, ficando então depositada nas arcadas dentárias por períodos de tempo prolongados.
No entanto, há outros fatores que desencadeiam o surgimento de dente tártaro, são eles:
- Próteses dentárias mal colocadas;
- Restaurações e obturações mal feitas;
- Uso de aparelho ortodôntico que dificulta a higienização bucal.
Como evitar o dente tártaro?
Evitar o dente tártaro é muito fácil, visto que ele requer que sejam modificadas algumas rotinas do dia a dia, por exemplo. Confira a seguir algumas maneiras de como evitar o dente tártaro:
- Faça uma escovação certa: O primeiro passo para evitar dente tártaro diz respeito a uma boa escovação dos dentes, com o uso de escovas de cerdas macias, fio dental e enxaguante bucal. Além disso, é extremamente necessário que além dos dentes, a língua e o interno de bochechas sejam limpos também.
- Preze por uma alimentação saudável: A alimentação também reflete muito no dente tártaro, uma vez que os alimentos mais açucarados e com amido são os preferidos das bactérias que causam a placa bacteriana que em excesso desencadeia em dente tártaro.
- Não fume: Todos os produtos que são provenientes do tabaco são muito prejudiciais visto que com o passar do tempo, os dentes vão se tornando cada vez mais ásperos e com propensão a aderirem a manchas que auxiliam na formação da placa bacteriana.
- Faça uso de enxaguantes bucais: Os enxaguantes bucais são excelente para o dente tártaro, visto que pelo fato de possuírem substâncias antissépticas em sua fórmula, eles eliminam as bactérias, principalmente aquelas formadoras do tártaro.
Estar com a saúde bucal em dia e um sorriso bonito, livre de dente tártaro é o desejo de muitos. E isso é possível de se tornar realidade, a partir de uma boa escovação dos dentes, uso correto de fio dental e visitas regulares ao dentista. Para te ajudar a manter a saúde bucal sempre em dia, a Ideal Odonto conta com planos odontológicos que irão te ajudar a cuidar da saúde bucal, entre em contato e saiba mais detalhes.