TUDO SOBRE O DENTE SISO
O dente siso é o terceiro molar e o último a nascer, sendo por volta dos 18 anos. Muitas vezes o nascimento deste dente siso é muito conturbando, levando em consideração seu nascimento tardio, nem sempre há espaço para que ele se instale na boca, gerando alguns sintomas desagradáveis, veja:
Dores de cabeça;
Inchaço;
Dores para mastigar;
Dores para abrir a boca.
Para as dores originadas desse processo, podemos encontrar algumas receitas naturais para aliviar seus sintomas e dores como: cravo, suco de trigo, cebola, alho, camomila, entre outros. Os alimentos citados anteriormente têm o poder de matar algumas bactérias, diminuir a dor, analgésicos, anestésico entre outras propriedades que ajudam a aliviar a dor até que o passe em consulta com um dentista.
O DENTISTA CONTINUA SENDO INDISPENSÁVEL!
É importante retificar que os meios naturais não substituem a consulta médica, eles irão apenas a ajudar a aliviar os sintomas até que as providências necessárias sejam tomadas, seguindo as orientações de um dentista de sua confiança.
O dente siso é originado por um germe (base). Porém é possível que algumas pessoas nasçam sem este germe, logo, não desenvolvem o dente siso. Isso é comum, assim como o processo de extração aos que possuem esses dentes. Para os casos de extração é realizado uma microcirurgia para a retirada do dente, sendo necessário o repouso posterior. Em situações onde a retirada é em mais de um dente, é combinado com o cirurgião dentista o melhor procedimento, comumente a extração só é realizada em mais de um dente se forem do mesmo lado, possibilitando que o paciente possa se alimente após a cirurgia. É recomendado que o paciente fique em repouso e ingira somente alimentos pastosos, que não exijam muito esforço no processo de mastigação.
MAS AFINAL, PARA QUE SERVE O DENTE SISO
Sua função é a mesma dos outros dentes, auxiliar no processo de mastigação. Antigamente, na época pré-histórica, esses dentes tinham mais utilidade devido a alimentação e estilo de vida da época. Entretanto com o passar dos anos nossa mandíbula sofreu uma pequena alteração, ficando menor, assim o dente siso foi deixando de ser útil.