Dente nascendo: Fase que exige acompanhamento
A fase mais enlouquecedora quando se tem um bebê, chama “dente nascendo”. Aquela coisinha mais fofa desse mundo fica enjoada, não dorme, não deixa ninguém em casa dormir, não querem colo, querem colo e, não falam, então, ninguém sabe o que querem. Chora o bebê, chora a família toda junto.E esse momento louco de dente nascendo, não demora muito pra chegar (vem logo atrás da fase “aprenderem a dormir a noite”), com seis meses, alguns bebes já começam aos quatro meses, já se observa dente nascendo, em geral, a ordem é: incisivos centrais inferiores, logo depois vêm os laterais inferiores, os caninos em seguida e, por fim, os segundos molares. O que se espera é que aos três anos de idade a dentição de leite esteja completa, ou seja, haja paciência!
O que pode ser sinal de dente nascendo?
Os sintomas mais comuns que tem dente nascendo, são:
- Aumento de Baba
- Inchaço e sensibilidade na gengiva
- Irritabilidade e mau humor
- Tentativa de morder tudo o que está pela frente
- Falta de apetite
- Problemas para dormir
Há famílias que também juram que acontece febre e diarreia, mas isso não é cientificamente comprovado, então, não entrou nessa lista. O que os especialistas apontam é que a falta de sono e a redução do apetite provocada pelo dente nascendo, levam o bebê a baixa imunidade, abrindo a porta para as viroses, que provocam esses sintomas.
Então, mesmo que a criança sinta pouca fome por ocasião da dor, continue mantendo a alimentação para que o sistema imunológico permaneça forte.
O que você ainda não sabia sobre dente nascendo:
Para evitar pais em pânico existe um plano odontológico especializado em crianças de 0 a 7 anos, que oferece orientação sobre os cuidados com a saúde bucal da criança, com profissionais que realizam o acompanhamento do desenvolvimento neste período. O que significa amenizar também esse desespero das famílias de saberem se vão sobreviver a fase “dente nascendo”. O Odonto Kids ainda oferece outros benefícios:
- Dentistas especializados no atendimento e nos tratamentos infantis;
- Tratamentos preventivos e corretivos;
- Atendimento emergencial e com consultas agendadas;
- Cobertura nacional
Entre em contato e solicite informações sobre o convênio odontológico. Seu bebê merece esse carinho.