Dente do siso recuperação pós cirurgia
Os dentes do siso, ou dentes “do juízo” como são conhecidos popularmente, são os quatro últimos dentes a nascer na arcada dentária e ficam localizados no fundo da boca.
Esses dentes têm como principal característica uma erupção problemática na maioria dos casos, gerando a necessidade de uma cirurgia de extração.
Assim como qualquer processo cirúrgico, a recuperação da cirurgia do dente do siso necessita de atenção e cuidados específicos.
Veja a seguir mais detalhadamente como é a recuperação pós cirúrgica e quais são os principais cuidados para quem retirou os dentes do juízo:
Qual o tempo após cirurgia do dente do siso recuperação
A cirurgia de extração do dente do siso é bastante simples e sua recuperação também.
Normalmente o cirurgião dentista indica que os 4 dentes sejam retirados em apenas um processo cirúrgico, para que a recuperação se dê apenas uma vez e não em duas etapas, como nos casos onde são extraídos dois dentes e depois de algum tempo os outros dois.
Por se tratar de uma cirurgia com anestesia somente local, sem necessidade de internação, com tempo médio de até duas horas, a recuperação também ocorre bem rápido: são até 7 dias para retomada dos hábitos normais diários.
Cuidados do dente do siso recuperação
Os cuidados no período posterior da cirurgia do dente do siso recuperação da cirurgia de extração dos dentes do siso se dá por meio de:
- Evitar o consumo de alimentos quentes nas primeiras 24 horas;
- Não ingerir bebidas alcoólicas durante o período de medicação;
- Parar com o tabagismo pelo menos até a sutura cicatrizar;
- Não realizar atividades físicas nos primeiros dias;
- Realizar a higienização bucal de maneira suave;
- Aplique compressas de gelo na bochecha para ajudar a desinchar.
Além do que, é necessário retornar ao consultório odontológico 7 dias após a realização da cirurgia para que os pontos possam ser retirados, e evitar assim a retenção de restos alimentares e bactérias na região.
Os dentes do siso necessitam de atenção especial, principalmente pelo modo como nascem e quais problemas podem acarretar quando não acompanhados por tratamento odontológico, por isso é importante agendar ao menos duas consultas no ano com o seu dentista de confiança e avaliar o estado desses dentes, garantindo uma ótima recuperação após a extração.