CAUSAS DO DENTE DO SISO INCLUSO
O dente do siso incluso, conhecido popularmente como o dente do juízo, é um dos últimos dentes a nascerem. Por volta de 17 a 21 anos de idade, eles nascem e são os que mais trazem problemas aos pacientes, pela falta de espaço na arcada dentária, não ficam bem posicionados, e podem-se tornar um dente do siso incluso.
O dente do siso incluso pode ser causado pelas alterações de hábitos e evolução dos seres humanos, onde para a maioria das pessoas, o espaço não é insuficiente para receber todos os dentes da arcada dentária, inclusive os terceiros molares ou os conhecidos dentes do siso, são os últimos dentes que iniciam o processo de aparecer, geralmente na cavidade bucal. Somam um total de quatro dentes do siso, são dois superiores e dois são inferiores, que vão nascendo de forma aleatória, localizados atrás de todos os outros dentes da arcada.
Os dentes do siso foram muito usados no passado, mas, com as modificações nos nossos hábitos alimentares, alterou-se o desenvolvimento do esqueleto da face humana, como diminuição do perímetro disponível, as porções ósseas da mandíbula e do maxilar que fazem a sustentação dos dentes, fez com que o dente do siso não encontrasse o espaço necessário para seu posicionamento natural na arcada, permanecendo incluso e dentro dos maxilares, semi-incluso, mal posicionados ou impactados (Nestes casos, é indicada a remoção do dente do siso incluso, como forma de prevenção.
O QUE É DENTE DO SISO INCLUSO?
É o dente do siso incluso, permanece retido parcial ou totalmente no interior dos maxilares e pode ficar nesse estado indefinidamente, não ocupando sua posição na arcada dentária, perde sua função de mastigação.
São diversos fatores que fazem com que o dente do siso permaneça incluso, como doenças patológicas tais como cistos e tumores associadas aos tecidos que formam os dentes do siso, alterações ósseas locais ou do tecido gengival e a mais comum, a falta de espaço e o posicionamento do germe em desenvolvimento no arco dentário, e quando encontra-se em posição “horizontal” ou “deitado” e incluso dentro do osso do maxilar, que não permite a sua erupção.
Além disso, existem várias combinações de fatores para o dente do siso incluso:
Dente horizontalizado;
Arcada dentária menor;
Genética;
Mal posicionamento dos dentes na arcada;
Alterações ósseas locais.