SAIBA MAIS SOBRE O DENTE DO SISO
O último dente a nascer, o dente do siso nasce comumente após os 18 anos. O dente do siso é o terceiro molar e devido ao seu nascimento tardio nem sempre encontrar lugar na boca, causando dores no dente e na mandíbula em geral. Quando este dente consegue um espaço para nascer e desempenhar sua função na mastigação nada ocorre, porém em sua maioria é necessário realizar a extração do mesmo, isso não é uma regra é somente baseado na maioria dos casos. Os casos de extração serão determinados por um dentista a partir de exames.
SUAS CARACTERÍSTICAS
Na pré-história o dente do siso era muito útil devido aos costumes e estilo de vida da época, porém, com o passar dos séculos a nossa arcada dentária diminuiu, não restando espaço para este dente o tornando obsoleto. Veja alguns mitos acerca do dente do siso:
O dente do siso está exposto às cáries antes de nascer: o dente só exposto a cáries e bactérias em geral a partir do processo de erupção, onde o mesmo fica exposto;
Ele pode entortar os demais dentes ao nascer: um dente por si só não tem capacidade para entortar todos os dentes, isso ocorre devido a mastigação incorreta após seu nascimento;
Seu tamanho é maior do que os demais dentes: não há um padrão para tamanhos, isso pode variar de pessoa para pessoa, sendo maior ou menor;
Quando um dos dentes do siso é retirado, os outros devem ser extraídos também: Isso não é necessariamente verdade, em alguns casos é necessário sim retirar os demais, mas isso independe dos demais dentes.
ACOMPANHE SEU DENTE DO SISO
É indicado o acompanhamento com um dentista de sua confiança, em alguns casos é possível prever através de radiografias se será necessário a extração dos dentes do siso. Retomando as informações acima, não é uma regra o nascimento desses dentes, assim como sua extração também não é.
Sua saúde bucal é muito importante, portanto mantenha suas consultas ao dentista uma rotina anual, o acompanhamento deles é muito importante, assim como o acompanhamento da nossa saúde em geral.