Tratando um dente com cárie inicial
Dor de dente pode atrapalhar demais. Porém, um dente com cárie inicial pode não trazer tantos problemas, desde que o problema seja identificado rapidamente. A cárie é caracterizada por uma pequena corrosão no dente causada por bactérias. Em alguns casos mais graves, a cárie pode chegar até o nervo do dente, exigindo um tratamento de canal ou até mesmo a remoção dele.
Para identificar rapidamente se você está com cárie, basta prestar atenção em alguns detalhes. Dor de dente percebida ao mastigar alimentos ou ingerir líquidos gelados, uma pequena manchinha preta no dente ou a constatação de manchas opacas ou marrons nele podem alertá-lo do problema.
Quer saber como proceder em caso de dente com cárie inicial? Confira abaixo:
Como tratar um dente com cárie inicial?
Existe apenas uma forma de identificar e remover rapidamente cáries: vá a um dentista. Existem remédios caseiros e soluções paliativas, entretanto, apenas um profissional da odontologia pode diagnosticar e remover a cárie antes que ela se torne um grande problema.
O tratamento para dente com cárie inicial consiste na higienização e remoção da parte do dente infectada. Após retirada da cárie, uma obturação é colocada. Ela costuma ser feita de resina, porém pode ser feita também de prata ou ouro, para paciente mais extravagantes.
É importante não deixar a cárie se alastrar, afinal, se a cárie tomar conta do dente pode ser exigido um tratamento de canal. Este tratamento funciona do mesmo jeito que nos casos de dente com cárie inicial, só que até o nervo e a polpa do dente são removidos.
Evitando a cárie
Apesar de um dento com cárie inicial não ser muito difícil de tratar, existem algumas atitudes básicas no cotidiano e na escovação que podem evitar que ela se instale nos seus dentes. Algumas sugestões são:
Escovar os dentes três vezes ao dia, com mais cuidado após as refeições;
Uso diário de fio dental;
Fazer uso de enxaguante bucal;
Comer maçã após as refeições.
Além dessas atitudes, procure visitar um dentista pelo menos uma vez a cada seis meses. Assim, fica mais fácil diagnosticar um dente com cárie inicial, lhe poupando bastante preocupação.