O QUE É DENTADURA FIXA?
A dentadura fixa é a forma mais prática e rápida de repor os dentes perdidos e trazer um sorriso de volta, proporcionando uma vida mais saudável e social. Além de seguir as indicações feitas pelo dentista, que são: para a reabilitação de várias funções como a fonética, mastigatória e estética dos dentes do paciente. Sua procura nos consultórios dentários nos últimos anos, tem aumentado pelas vantagens proporcionadas aos pacientes, que ficam mais seguros e confortáveis, além de terem diversos benefícios como uma mastigação melhor.
QUAL A ANÁLISE FEITA PARA A COLOCAÇÃO DE DENTADURA FIXA?
A análise é realizada em visitas periódicas ao dentista, e acompanhamento preventivo bucal, o dentista avalia a saúde bucal do paciente, para um planejamento prévio das possibilidades do implante; exames de sangue e exames tomográficos são solicitados e analisados com atenção, bem como o desgaste dos dentes, falta de retenção, reabsorção óssea, envelhecimento precoce e dores. é preciso um diagnóstico para a indicação ou não da dentadura fixa, mas, no caso do paciente que já usa uma dentadura móvel, após a análise e planejamento, passar para a dentadura fixa, sentirá as diferenças rapidamente e provavelmente, irá acostumar-se rápido.
Como é a colocação da dentadura fixa? O protocolo para a colocação de uma dentadura fixa, geralmente é seguido se instalada sobre 6 a 8 implantes, seja na maxila ou mandíbula, para que os pacientes que perderam todos os dentes. Previamente, é realizada uma cirurgia para a instalação de implantes dentários, que são as bases para manter a prótese fixa. Após a instalação, aposenta-se a prótese móvel, ganhando a segurança da dentadura fixa.
A ADAPTAÇÃO DA DENTADURA FIXA
A adaptação geralmente gera um certo desconforto com a dentadura fixa para o sistema mastigatório, ocorrendo a acomodação esse desconforto tende a acabar. Pode se indicar para pacientes que ficaram muito tempo sem os dentes, um fonoaudiólogo para trabalhar a musculatura da boca, facilitando a adaptação do paciente.
Apesar de todas as vantagens é preciso ter constante manutenção e cuidados:
ir ao dentista periodicamente;
solicitar uma revisão da prótese;
Remoção da prótese para uma limpeza detalhada;
Ter muita higiene bucal.