Como tratar o bruxismo noturno
O bruxismo noturno é caracterizado pelo ato de ranger os dentes durante a noite. É uma disfunção funcional que normalmente está ligada a fatores psicológicos, como o estresse por exemplo. Pode ocorrer em qualquer pessoa, desde crianças até idosos, de qualquer sexo ou etnia, e possui um diagnóstico difícil, já que a pessoa que sofre de bruxismo noturno não consegue perceber, sendo identificado normalmente por pessoas próximas.
O bruxismo noturno quando não tratado pode ocasionar em outros problemas como o desgaste dos dentes, dores de cabeça e ouvidos e um sono perturbado. Acompanhe quais são os sintomas e como tratar o bruxismo noturno a seguir:
Sintomas do bruxismo noturno
Alguns dos sintomas mais comuns em quem sofre com o bruxismo noturno são:
- Ranger dos dentes;
- Sensibilidade nos dentes;
- Dor de cabeça ou ouvidos;
- Tonturas;
- Estalos da mandíbula ao realizar movimentos;
- Dor na face;
- Perda do esmalte dentário;
- Dentes soltos.
Além disso, alguns casos estão ligados a sintomas emocionais, como a desatenção aos afazeres diários por exemplo, ou problemas articulares como barulhos nas articulações do pescoço.
Como tratar o bruxismo noturno
Com uma gama de fatores possíveis para o surgimento, entender como tratar o bruxismo noturno vai depender de exames e diagnóstico médico. Além do dentista, outros especialistas podem ser envolvidos no tratamento do bruxismo noturno, como um psiquiatra ou fonoaudiólogo.
Algumas das maneiras mais prováveis de como tratar o bruxismo noturno são:
- Na odontologia: aparelhos odontológicos para correção de mordida e em casos mais sérios a cirurgia de articulação temporomandibular.
- Na psicologia: terapias para extinguir o estresse como exercícios físicos e prática de esportes, por exemplo;
- Na psiquiatria: o tratamento de depressão através de medicamentos pode ser indicado.
Existem ainda hábitos caseiros que podem auxiliar no tratamento do bruxismo noturno, como a aplicação de compressas quentes na mandíbula antes de dormir ou comer alimentos mais duros podem acalmar uma mandíbula hiperativa.
O bruxismo noturno não é exatamente uma doença, mas um problema de desordem funcional, e apesar de não ser perigoso sozinho, pode contribuir com o surgimento de dores e outros problemas dentários, por isso, ao menor sintoma procure por seu dentista de confiança e realize os exames necessários para diagnóstico.