Quando procurar uma clínica endodontia?
A clínica endodontia atua no tratamento de doenças ou lesões bucais que afetam a polpa, a raiz e o tecido periapical, ou seja, a pare interna do dente.
Geralmente, essas doenças, ou lesões podem ser causadas por uma cárie mal tratada, má higiene bucal ou algum trauma que afete a parte interna do dente.
A falta de tratamento ou o tratamento inadequado em uma clínica endodontia pode ocasionar uma infecção interna, afetando a raiz do dente e o restante da boca, que, por sua vez, pode causar consequências graves para a saúde bucal, tais como:
- Dor intensa;
- Inchaço;
- Febre;
- Bacteriemia (bactérias na corrente sanguínea);
- Infecções à distância (articulações, febre reumática, entre outros);
- Extração do dente.
Qual procedimento é feito na clínica endodontia?
O tratamento de canal é um dos tratamentos mais realizados na clínica endodontia, sendo necessário quando a cárie se aprofunda chegando até a polpa do dente. No entanto, são poucas pessoas que sabem como ele funciona.
Tratamento de canal: como funciona?
Durante o procedimento na clínica endodontia, o dentista penetra o dente com aparelhos específicos e retira somente o tecido infectado, os substituindo por biomateriais sintéticos cobertos por uma coroa protetora , evitando assim maiores danos à saúde bucal em geral.
Veja as etapas do tratamento de canal no dente:
- Anestesia;
O primeiro passo é aplicar a anestesia, que pode ser realizada via venal, com pequenas injeções na gengiva ou pomadas anestésicas, para evitar o desconforto durante o procedimento.
- Abertura da coroa;
Para retirar o tecido danificado, o dentista precisa perfurar a coroa, parte superior dos dentes, com uma broca própria para o procedimento.
- Retirada do tecido e limpeza;
Ao conseguir perfurar a coroa, o dentista raspa e desinfeta os canais infectados da polpa, com a ajuda de uma lima.
- Restauração.
Para finalizar o procedimento e proteger o dente tratado, o dentista preenche o espaço vago do dente com resina ou com uma prótese, recriando o formato original do dente. Esse procedimento evita a entrada de novas bactérias.
Embora ofereça inúmeros benefícios para a saúde bucal, o tratamento de canal no dente deve ser realizados por profissionais especializados, a fim de evitar novas complicações.