Cirurgia de enxerto e sua relação com implante dentário
Com o passar dos tempos é muito comum que as pessoas acabem perdendo um pouco da estrutura óssea da boca, no entanto a cirurgia de enxerto apresenta-se como uma excelente solução para esse tipo de problema, que acarreta principalmente na hora de fazer implantes dentários. Quer saber mais? Então continue a leitura e saiba o que é a cirurgia de enxerto e os enxertos ósseos.
O que é um enxerto ósseo?
O enxerto ósseo é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo principal recuperar todas as bases da mandíbula, para que possa ser realizado naquele local um implante dentário. Todo o procedimento de realização de enxerto ósseo é feito sob aplicação de anestesia, a fim de evitar dores e desconfortos que possam vir a acometer o paciente.
A cirurgia de enxerto ósseo é indicada para aquelas pessoas que apresentam uma perda óssea e necessitam colocar um implante dentário. Para que essa cirurgia de enxerto ósseo seja possível de se realizar, é preciso que o implantodontista faça um diagnóstico se realmente é possível fazer o implante dentário naquele local.
Como é realizada a cirurgia de enxerto?
A cirurgia de enxerto é basicamente segura e muito simples. Por meio da cirurgia de enxerto é possível ampliar a altura e a espessura de todo o osso alveolar, por meio da utilização de pedaços de tecido ósseo que podem ser extraídos dos mais diversos locais.
Para a realização da cirurgia de enxerto, o paciente é anestesiado, a fim de que não haja dor ou qualquer outro tipo de desconforto durante a realização do procedimento. Após realizada a cirurgia de enxerto, o paciente deve seguir algumas orientações, a fim de que a cirurgia de enxerto tenha uma excelente recuperação. Entre as recomendações mais orientadas pelos implantodontistas estão:
- Consumo de medicamentos que foram prescritos;
- Consumo de alimentos que sejam líquidos ou pastosos;
- Repouso com a cabeça na postura adequada.
A duração da cirurgia de enxerto é muito pequena e varia conforme o tipo de enxerto ósseo que será utilizado para o procedimento.
Quais os enxertos mais utilizados?
Os enxertos que mais são utilizados nas cirurgia de enxerto, apesar de apresentarem o mesmo objetivo que é o de promover a recuperação do osso alveolar, são os seguintes:
- Enxerto autógeno: Para utilizar o enxerto autógeno na cirurgia de enxerto, o profissional faz a extração do tecido ósseo do próprio paciente, transferindo-o para o local que é necessário colocá-lo. Esse é o tipo de enxerto para cirurgia de enxerto mais utilizado.
- Enxerto alógeno: O enxerto alógeno é aquele que vindo de outra pessoa, para que ele seja utilizado são feitos muitos testes e exames. O enxerto alógeno para a cirurgia de enxerto, apresenta-se como uma boa escolha a fim de formar uma espécie de chão para direcionar a nova formação óssea.
- Enxerto xenógeno: Este tipo de enxerto para cirurgia de exnerto é feito a partir de materiais que são biocompatíveis e que podem ser de origem animal ou sintética.
A cirurgia de enxerto ósseo é indicada para os casos em que os pacientes não têm uma quantidade de osso suficiente para sustentar um implante dentário. Para que isso seja possível, é imprescindível que seja realizada uma consulta de avaliação com profissionais experientes na área de implantodontia. A Ideal Odonto conta com os planos odontológicos disponíveis para te auxiliar a encontrar profissionais com experiência na área.