COMO O TRATAMENTO DE CANAL DENTÁRIO PODE EVITAR QUE DENTES SEJAM EXTRAÍDOS
Criado como uma espécie de alternativa à extração de dentes em geral, o tratamento de canal dentário consiste em um serviço odontológico que é normalmente realizado por dentistas ou endodontistas. Na prática, esses profissionais se valem do uso de ferramentas odontológicas para chegar até o centro do dente (parte que é também chamada de polpa dentária). Uma vez comprometidas, as polpas dentárias eram responsáveis por fazer com que todo o dente tivesse de ser extraído. Isso no passado, pois, atualmente, o tratamento de canal dentário impede que essa atividade se dê (ou ao menos se dê em uma absoluta menor intensidade).
Tecnicamente, o tratamento de canal dentário acomete a polpa dentária e, nela, atinge os seguintes elementos:
Nervos;
Vasos sanguíneos;
Tecidos conjuntivos.
Ao passar por cada um desses elementos, é possível que o dentista não somente chegue até a coroa dentária, mas ainda vá além e consiga alcançar a ponta da raiz. Essa, por sua vez, é normalmente inserida dentro do osso da maxila ou da mandíbula.
TRATAMENTO DE CANAL DENTÁRIO PODE SER COLOCADO EM PRÁTICA APÓS A INSTALAÇÃO DE CÁRIES PROFUNDAS?
Uma vez necrosada, a polpa doente de um determinado dente precisa ser avaliada para que, após essa análise, as possibilidades de extração e tratamentos de canais sejam devidamente levantadas. No campo prático, no entanto, essa é uma inspeção que passa em muito pela percepção de cáries profundas. Quando alojada em um determinado dente, a cárie de alta gravidade pode, desde que não tratada, causar um adoecimento dental, fazendo com que um ou mais dentes tenham de ser reparados via tratamento de canal, limpeza profunda ou qualquer outra conduta de similar perfil.
MAIS DETALHES DO PROCESSO
Sob um viés mais técnico, também é possível que o tratamento de canal dentário seja apoiado em uma espécie de passo a passo composto por quatro diferentes procedimentos odontológicos. São eles:
Raio-x;
Anestesia;
Pulpectomia;
Preenchimento.
Quando concluídos da maneira mais profissional e cuidadosa possível, esses passos normalmente não permitem que novas sensibilidades e incômodos mais acentuados venham a, no futuro, caracterizar a necessidade de um novo tratamento de canal dentário.