Tudo sobre o tratamento do canal dental
Quando a cárie chega à polpa do dente, infectando-o, é necessário realizar o tratamento do canal dental. Nesse caso, torna-se essencial procurar um dentista de confiança e capacitado para realizar o procedimento, evitando a ocorrência de uma nova contaminação devido a um procedimento mal feito.
Para evitar a necessidade da endodontia (tratamento de canal dental), recomenda-se que o paciente adquira o hábito de higienização diária adequada, aliando escovação, fio dental e enxaguante bucal, além de visitar o dentista pelo menos duas vezes ao ano para fazer a avaliação e limpeza dos dentes.
Tratamento do canal dental
A realização da descontaminação do canal dental é um procedimento relativamente simples que pode ser feito na maioria dos consultórios odontológicos. Primeiramente o dentista abre um buraco no dente, a partir da utilização de uma broca, e insere as limas (pequenas agulhas) que chegam até a raiz do dente.
Ao atingir a polpa infectada, o dentista a retira com a agulha, descontaminando e limpando o canal dental. No processo de finalização, o profissional coloca um cimento à base de hidróxido de cálcio no canal aberto. Para fechar o buraco, ele costuma utilizar a coroa de dente.
Dor de dente após o canal dental tratado
Quando o dentista atinge a raiz com a lima, a região pode ficar dolorida e difícil de ser cicatrizada, caso o paciente mastigue com dente tratado. Esse tipo de desconforto é comum, mas se o paciente sentir dor de dente prolongada por vários dias, o sintoma pode ser sinal de:
- Nova contaminação causada pela negligência da obturação ou colocação da coroa;
- Procedimento mal realizado, cujas bactérias ainda permaneceram no canal após a endodontia;
- Quebra da coroa de dente, causando a dor de dente.
Em qualquer um desses casos, um dentista capacitado deve ser consultado para averiguar e solucionar a situação. A Ideal Odonto oferece ampla gama de procedimentos, como tratamento de canal dental, e equipes profissionais de alta qualidade à disposição dos clientes que contratarem os convênios odontológicos oferecidos. Existem planos para pessoas de todas as idades e com cobertura em todo o território nacional.