Tratamento do canal de um dente
Poucas pessoas conhecem como funciona o canal de um dente, e isso pode causar muito medo e ansiedade, evitando a visita ao dentista e podendo agravar as dores. Quando se realiza o tratamento do canal de um dente, é porque já se esgotaram as defesas dentárias e se chega na infecção da polpa que pode ir até a raiz. Se tratados e restaurados os dentes, podem durar a vida toda.
A procura por um especialista como o cirurgião dentista capacitado para o tratamento do canal de um dente, deve ser a mais rápida possível, para que o dentista possa fazer um diagnóstico preciso da extensão do procedimento a ser adotado, solicitando exames radiológicos e de saúde para a compor o histórico do paciente e prévio agendamento do tratamento de canal de um dente.
A decisão de banalizar as dores ou tratamentos inadequados de canal de um dente, pode ocasionar problemas sérios de saúde que resulta nas infecções bacterianas que escoam pela corrente sanguínea, e podem causar as doenças coronarianas e respiratórias, consideradas as mais comuns em pacientes que não trataram os dentes que necessitavam de cuidados endodônticos.
Causas e hábitos involuntários que precisam de atenção:
O tabagismo;
Alimentação inadequada;
Falta de higiene bucal, que causam a formação de placas de tártaro nas bordas das gengivas que inflamam, e se fixam nos dentes, e chega a um estágio de infecções profundas, comprometendo a polpa do dente através da cárie;
Dente quebrado;
Trincado ou um dente lesionado.
Quando é preciso fazer canal de um dente
Ao ingerir alimentos quentes ou frios;
Sentir dor pela exposição do nervo;
O escurecimento do dente;
Inchaço da gengiva com o aparecimento de pequenas bolhas de pus e de sangue;
Se ocorrer dificuldades ao mastigar os alimentos, é a hora de procurar um cirurgião dentista para o tratamento do canal de um dente.
O tratamento cirúrgico do canal de um dente, é realizado pelo cirurgião dentista em consultório, que usa geralmente a anestesia local, quando é aberto o canal com o uso de uma broca chegando até a polpa do dente, ocorrendo a retirada da polpa comprometida. Logo, se inicia a preparação das paredes do canal, o dentista faz a irrigação do dente com uma solução adequada para total desinfecção e limpeza do dente, segue com a colocação de uma obturação, preenchendo o espaço que era ocupado pela polpa comprometida, finalizando a cirurgia de canal de um dente.
O tratamento do canal de um dente pode ser em uma sessão ou mais sessões, dependendo da extensão das lesões causadas pelas infecções. Após a cirurgia, seguir as recomendações do cirurgião dentista, que poderá também prescrever analgésicos e antibióticos se o paciente sentir dores.