Saiba é recomendar a extração do dente
Arrancar dente não é uma prioridade para os dentistas. Para esse profissional, o tratamento de doenças ainda é a melhor solução, porque a tecnologia e a odontologia já evoluíram o suficiente para trazer alívio em quaisquer situações.
Cada vez menos necessária, a extração só deve ser realizada como último recurso para solucionar problemas específicos. "Hoje, os critérios para extração são bastante cuidadosos, mas em alguns casos ela é extremamente recomendada para manter a saúde e bem-estar do paciente", diz Silvio Cecchetto (SP-CD-15655), presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD).
Quando é realmente necessário arrancar dente?
- Na primeira infância, faz-se necessário arrancar dente quando o dente de leite não cai sozinho. Nessa situação, o dente de leite fica mole, mas volta a endurecer antes de cair. Então, é preciso que um odonto-pediatra avalie o caso para recomendar a extração do dente ou a espera até que o dente de leite volte a amolecer.
- Outra recomendação para a extração acontece com os dentes do siso. A chegada do terceiro molar da arcada dentária pode desalinhar os dentes permanentes, enquanto outros podem não ter espaço para nascer e acabar provocando dores e até infecções. Arrancar dente do siso ainda pode ser recomendado em casos como a reincidência de cáries e periodontites.
- Outra situação em que se recomenda arrancar dente, é a Necrose Pulpar, quando uma infecção é tão intensa que atinge o nervo levando tecidos à morte.
- Há também as necessidades ortodônticas, onde arrancar dente é a única maneira de abrir espaço para a correção estética. Também no caso de fraturas e lesões que atingem a raiz do dente, a extração pode ser o único recurso.
Como é arrancar dente?
Existe o mito de que qualquer arrancar dente seja doloroso e cause intenso sangramento. Hoje, com a evolução da odontologia e das tecnologias na área, a extração de dente é um procedimento simples de ser executado.
Primeiramente, o dentista vai pedir uma radiografia para verificar a posição exata da raiz do dente.
Depois, o uso da anestesia faz parte do procedimento de arrancar dente e sua presença impede que a dor seja intensa.
Após a extração, há para o paciente a sensação de formigamento ou inchaço na região atingida pela anestesia. No entanto, essa sensação dura apenas alguns minutos e ainda impede que a dor seja sentida.
Em alguns procedimentos cirúrgicos o dentista ainda pode recomendar o uso de medicamentos para aplacar a dor ou impedir que infecções se instalem.