Os benefícios do aparelho dentário de porcelana
O constrangimento associado aos aparelhos de dente, faz com que o aparelho dentário de porcelana seja uma opção viável para evitar o desconforto estético durante o período em que estiver sob tratamento. Isso porque a porcelana é um material translúcido, o que a torna quase imperceptível quando colocada nos dentes.
Um aparelho dentário de porcelana, do ponto de vista da saúde bucal, funciona da mesma forma que os outros. Ele é indicado para corrigir o posicionamento dos dentes, após má oclusão deles. O aparelho lentamente reposiciona os dentes, de forma que a mordida fique na posição correta indicada pelo dentista.
Quer saber mais sobre o aparelho dentário de porcelana? Confira abaixo:
Como funciona o aparelho dentário de porcelana
Os aparelhos, fixos ou móveis, funcionam da seguinte maneira: estruturas denominadas bráquetes, uma para cada dente, são moldadas de acordo com a boca do paciente, e conectadas por um fio de aço, responsável por exercer a tensão neles. Estes dois elementos são conectados por borrachinhas, que devem ser trocadas periodicamente conforme instruções do dentista.
O aparelho dentário de porcelana está na classificação dos "aparelhos estéticos", cuja principal funcionalidade é se camuflar na boca do paciente, evitando a denominação de "sorriso metálico". Existe ainda o aparelho "auto-ligável", que dispensa as borrachinhas e conecta diretamente os bráquetes e arcos. No caso dele, a manutenção ainda é necessária para troca periódica dos arcos.
Algumas características do aparelho dentário de porcelana são:
- Coloração mais discreta;
- Mesmo funcionamento dos demais aparelhos sem aparência desagradável;
- Preço mais elevado comparado aos convencionais.
Cuidando do seu aparelho dentário de porcelana
Só por estar sob cuidado do dentista, não ache que o tratamento não dependerá de suas atitudes. Conservar bons hábitos de higiene bucal é essencial para correção do posicionamento dos dentes, além de conservá-los limpos. Escove os dentes três vezes ao dia e use fio dental, além de evitar alimentos pegajosos ou açucarados - é difícil limpá-los do aparelho.
Além disso, respeite o cronograma e recomendações do dentista. Em caso de danos ao aparelho dentário de porcelana, não tente consertá-lo sozinho. Você pode danificar o aparelho ou até se machucar, sempre procure um profissional para reparos.