O QUE É ABCESSO DENTÁRIO?
Quando se fala sobre doenças periodontais, a gengivite é de longe a mais conhecida, mas o que poucos sabem é que ela é apenas o estágio inicial para outras doenças, como o abcesso dentário. O abcesso dentário prove do acúmulo de pus devido a uma infecção bacteriana. Esta infecção pode ocorrer em diversas regiões do dente em dois tipos. Ocorre quando uma infecção bacteriana se instala na cavidade entre a gengiva, ossos da face ou pescoço. Veja os principais sintomas de abcesso dentário:
Mau hálito
Boca amargando;
Pus na gengiva;
Dor;
Sensibilidade;
Inchaço na gengiva.
O QUE ACONTECE SE NÃO HOUVER TRATAMENTO?
Em casos onde o paciente não busca um tratamento, esses sintomas podem evoluir para náusea, vômito, calafrios, diarreia, febre inchaço nos gânglios do pescoço. Nessas situações é necessário encaminhar o paciente para um clínico geral ou até mesmo pronto socorro.
O abcesso dentário periodontal é demonstrado através do acúmulo de pus na gengiva após a infecção bacteriana. Já no caso do abcesso dentário periapical ocorre quando a infecção é na raiz do dente, que pode ser causado por cárie avançada ou por infecções após a algum acidente ou impacto no dente.
Para os dois casos o tratamento é extremamente importante, pois quando o abcesso dentário é originado isso significa que a inflamação já está em um nível muito avançado, podendo formar abcessos em outros dentes ou regiões da face.
TRATAMENTOS PARA ABCESSO DENTÁRIO
O tratamento para o abcesso dentário deve ser prescrito por um dentista, tendo em visto que a inflamação possui diversos estágios e tratamentos que variam de medicamentos para combater as bactérias até cirurgias. Até que a consulta chegue, é possível fazer bochecho com água e sal, a fim de impedir a proliferação das bactérias e aliviar a dor.
Mesmo que existam diversos meios naturais para impedir a proliferação das bactérias é importante ir ao dentista, pois somente ele poderá avaliar cada caso e consequentemente passar o tratamento correto e mais eficaz para cada um.
O mais importante é se prevenir contra essas doenças, evitando assim que as bactérias se instalem. Para isso é necessário realizar a escovação de modo correto e várias vezes ao dia, não se esquecendo do fio dental.